O SISTEMA DO COMPLEXO TEMÁTICO COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA ESCOLAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS

Palavras-chave: Educação do campo, Escola do campo, Sistema do complexo temático

Resumo

O tema central deste artigo é a Educação do Campo, em especial aquela desenvolvida nos assentamentos de reforma agrária no Brasil. Seu objetivo é demonstrar que a implantação do Sistema do Complexo Temático nas escolas desses assentamentos pode ser considerada uma importante alternativa pedagógica, que prioriza o estudo da realidade por meio de uma formação teórico-prática, a qual tem a auto-organização dos alunos e o trabalho como princípio educativo. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que se dedicaram ao estudo dos complexos temáticos. Por meio da análise desses estudos é possível considerar que o Sistema do Complexo Temático pode contribuir para avanços consideráveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas do campo, a partir da perspectiva do trabalho, oportunizando aos alunos pobres da zona rural um aprendizado por meio de situações concretas.

Biografia do Autor

Danielle Arena de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Pederneiras - SP
Mestrado em Docência para a Educação Básica; professora de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Pederneiras (SP), Brasil.
Vitor Machado, Universidade Estadual Paulista – UNESP
Doutor em Educação; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru (SP); docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara (SP), Brasil.

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Publicado
2020-12-21
Seção
Artigos de Revisão