O SISTEMA DO COMPLEXO TEMÁTICO COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA ESCOLAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS

Resumen

O tema central deste artigo é a Educação do Campo, em especial aquela desenvolvida nos assentamentos de reforma agrária no Brasil. Seu objetivo é demonstrar que a implantação do Sistema do Complexo Temático nas escolas desses assentamentos pode ser considerada uma importante alternativa pedagógica, que prioriza o estudo da realidade por meio de uma formação teórico-prática, a qual tem a auto-organização dos alunos e o trabalho como princípio educativo. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que se dedicaram ao estudo dos complexos temáticos. Por meio da análise desses estudos é possível considerar que o Sistema do Complexo Temático pode contribuir para avanços consideráveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas do campo, a partir da perspectiva do trabalho, oportunizando aos alunos pobres da zona rural um aprendizado por meio de situações concretas.

Biografía del autor/a

Danielle Arena de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Pederneiras - SP
Mestrado em Docência para a Educação Básica; professora de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Pederneiras (SP), Brasil.
Vitor Machado, Universidade Estadual Paulista – UNESP
Doutor em Educação; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru (SP); docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara (SP), Brasil.

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Publicado
2020-12-21
Sección
Artigos de Revisão