Práticas pedagógicas musicais do ensino remoto emergencial nas escolas de Feira de Santana

  • Paulo Roberto Simões Torres Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Palavras-chave: Ensino na Pandemia, Professores de Música, Educação Musical

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo de verificar como as práticas pedagógicas musicais foram desenvolvidas por professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) na rede básica de ensino de Feira de Santana. A metodologia foi realizada por meio de uma abordagem de cunho qualitativo através da utilização de entrevistas, realizadas de forma digital pelo Google Meet e WhatsApp. Os dados coletados permitiram compreender que o ERE foi um momento de aprendizado para todo sistema educacional, alunos e familiares, visto que houve diversas adaptações no ensino, uma autodisciplina dos alunos e um comprometimento das famílias em auxiliarem os seus filhos em casa. O caminho percorrido durante esse processo do ERE propiciou a construção de novos saberes aos professores, abrindo espaços a novas possibilidades de ensino e uso de ferramentas digitais que auxiliarão as práticas pedagógicas musicais

Biografia do Autor

Paulo Roberto Simões Torres, Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Feira de Santana
Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Doutora em Educação Musical (UFBA). Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Analista Universitário na unidade de gestão cultural da UEFS, Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA). Feira de Santana (BA), Brasil.

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Publicado
2022-12-28
Seção
Artigos de Iniciação Científica