A prática pedagógica dos professores do ensino fundamental sobre tonicidade

  • Kelly Priscilla Lóddo Cezar UEM
  • Geiva Carolina Calsa UEM
  • Edson Carlos Romualdo UEM
Palavras-chave: educação, tonicidade, ensino fundamental

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo verificar, mediante observação de gramática no Ensino Fundamental, a forma como os professores conceituam esse conteúdo. Tomou-s como foco o ensino da sílaba tônica e das regras de acentuação gráfica, a partir da perspectiva da gramática reflexiva. Para tanto foram realizadas observações com professores de Língua Portuguesa – 2ª, 4ª, 5ª e 6ª séries- de uma escola pública do município de Maringá-PR. Os resultados evidenciaram que estes conteúdos são abordados pelos professores somente com o livro didático. Segundo a literatura especializada, este encaminhamento metodológico não permite uma aprendizagem satisfatória. Muitas vezes, os livros didáticos apresentam uma fragmentação excessiva dos conteúdos, acarretando uma confusão conceitual dos conteúdos escolares.

Biografia do Autor

Kelly Priscilla Lóddo Cezar, UEM
Acadêmica de Letras - Universidade Estadual de Maringá - DTP/DLE - PIBIC/CNPq/UEM
Geiva Carolina Calsa, UEM
Professora Doutora, Departamento de Teoria e prática da Educação (DTP) - Universidade Estadual de Maringá - UEM
Edson Carlos Romualdo, UEM
Professor Doutor, Departamento de Letras (DLE) - Universidade Estadual de Maringá - UEM
Publicado
2007-07-23
Seção
Artigos Originais