A prática pedagógica dos professores do ensino fundamental sobre tonicidade

Autores/as

  • Kelly Priscilla Lóddo Cezar UEM
  • Geiva Carolina Calsa UEM
  • Edson Carlos Romualdo UEM

Palabras clave:

educação, tonicidade, ensino fundamental

Resumen

Este estudo teve como principal objetivo verificar, mediante observação de gramática no Ensino Fundamental, a forma como os professores conceituam esse conteúdo. Tomou-s como foco o ensino da sílaba tônica e das regras de acentuação gráfica, a partir da perspectiva da gramática reflexiva. Para tanto foram realizadas observações com professores de Língua Portuguesa – 2ª, 4ª, 5ª e 6ª séries- de uma escola pública do município de Maringá-PR. Os resultados evidenciaram que estes conteúdos são abordados pelos professores somente com o livro didático. Segundo a literatura especializada, este encaminhamento metodológico não permite uma aprendizagem satisfatória. Muitas vezes, os livros didáticos apresentam uma fragmentação excessiva dos conteúdos, acarretando uma confusão conceitual dos conteúdos escolares.

Biografía del autor/a

Kelly Priscilla Lóddo Cezar, UEM

Acadêmica de Letras - Universidade Estadual de Maringá - DTP/DLE - PIBIC/CNPq/UEM

Geiva Carolina Calsa, UEM

Professora Doutora, Departamento de Teoria e prática da Educação (DTP) - Universidade Estadual de Maringá - UEM

Edson Carlos Romualdo, UEM

Professor Doutor, Departamento de Letras (DLE) - Universidade Estadual de Maringá - UEM

Publicado

2007-07-23

Cómo citar

Cezar, K. P. L., Calsa, G. C., & Romualdo, E. C. (2007). A prática pedagógica dos professores do ensino fundamental sobre tonicidade. Iniciação Científica Cesumar, 8(Especial), 65–70. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/139

Número

Sección

Artigos Originais