Bullying Escolar no Brasil: Visão Teórica, Concepção de Professores e Orientações Didáticas

  • Josiane Carlota da Silva Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Jéssica de Lima Oliveira Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Rachel Maya Brotherhood Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Palavras-chave: Bullying, Percepção do professor, Formas de atuação da escola

Resumo

Bullying é uma palavra de origem inglesa que envolve um gama de comportamentos agressivos intencionais, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. Podemos entender que para ser considerado bullying é necessário que o comportamento agressivo apresente repetições e aconteça em um contexto de desequilíbrio de poder, entretanto, muitos são os fatores que influenciam a conduta bullying, por isso é necessário que, enquanto profissionais da educação saibamos identificar esse tipo de violência. Movidas pela preocupação da atual realidade do cenário educacional brasileiro, tendo em vista que este é nosso campo de trabalho procuramos pesquisar a cerca deste assunto a fim de nos informar melhor sobre o tema e ao mesmo tempo levar mais informações a outros profissionais desta área. Embora saibamos que o bullying não pode ser tratado como um fenômeno exclusivo da área educacional, entendemos que a escola, por ser um palco de relações sociais, deve trabalhar para que este fenômeno seja minimizado. Consequentemente, a intenção deste estudo foi apreender a concepção que profissionais do setor educacional têm sobre bullying e, por meio de um estudo teórico sobre o tema, sugerir quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, numa perspectiva qualiquantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos deste projeto. Desta forma, pretendemos colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos saibam identificar a conduta bullying, diferenciando-a de outros tipos de violência e saibam encaminhar os problemas, que eventualmente sejam identificados na escola.

Biografia do Autor

Josiane Carlota da Silva, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Acadêmica do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, Maringá - PR; Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar (PROBIC). E-mail: josiane.carlota@hotmail.com
Jéssica de Lima Oliveira, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Acadêmica do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, Maringá - PR. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar (PROBIC). E-mail: jessica_16lima@hotmail.com
Rachel Maya Brotherhood, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Orientadora, Docente Doutora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; E-mail: rachel.maya@cesumar.br
Publicado
2012-11-27
Seção
Publicações Temáticas