FAQ

1. A IC Cesumar aceita artigos que foram produzidos em outras instituições?
R. Sim. A IC CESUMAR de caráter na área multidisciplinar, destina-se, prioritariamente, à publicação de artigos originais produzidos por discentes e orientadores vinculados aos programas de iniciação científica da UniCesumar e de outras Instituições de Ensino Superior localizadas no país e no exterior

2. Quais são as áreas de publicação de IC Cesumar?
R. Com o objetivo de constituir-se um fórum para a apresentação das pesquisas recentes, desde o 2º semestre de 2012, a IC Cesumar reúne artigos de diferentes áreas, disponibilizando-os em Publicações Temáticas, por meio de Chamadas Abertas.

Veja mais detalhes em Notícias e Chamadas Abertas no cabeçalho superior da revista ou acessando o site https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/announcement

3. O que é o ISSN? A Revista IC Cesumar possui?
R. Sim. O International Standard Serial Number (ISSN) é um código numérico que constitui um identificador único para revistas. Esse código é único e intransferível e não pode ser utilizado por outro título a não ser aquele ao qual foi atribuído.

A revista possui o ISSN (on-line) que é 2176-9192. O ISSN impresso foi interrompido em 2019.

4. A Revista IC Cesumar é indexada?
R. Sim. A revista está nas seguintes bases, diretórios e portais:

- Sumários.Org;
- DOAJ (Directory of Open Acsess Journals);
- Latindex;
- Ulrich’s International Periodicals Directory;
- LiVRE;
- IBICT SEER;
- Periódicos CAPES;
- Google Scholar.

5. Qual é o Qualis da IC Cesumar?
R. O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes que afere a qualidade dos artigos, a partir da análise da qualidade dos periódicos científicos. A classificação dos periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização.

A IC Cesumar possui Qualis B3 para as áreas: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Planejamento Urbano e Regional/Demografia e Psicologia. Para as demais áreas, você poderá consultar a Plataforma Sucupira pelo Link: https://sucupira.capes.gov.br/ em Qualis.

6. Qual a periodicidade da IC Cesumar?
R. Desde 2000, a IC Cesumar tem periodicidade semestral, sendo dois números por volume, ao ano, com fluxo contínuo para submissões, observando a temática de cada volume.

7. Quais os tipos de trabalhos publicados na Revista IC Cesumar?
R. Artigos Originais que divulgam os resultados de pesquisas inéditas e permitem a reprodução destes resultados dentro das condições citadas no mesmo.

Artigos de Revisão que analisam e discutem trabalhos de outros autores, revisões bibliográficas.

Relatos de Caso ou Técnicas que apresentam a experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas.

8. Qual é o idioma aceito para publicação?
R. São aceitos os seguintes idiomas: português, inglês e espanhol.

9. Qual o tempo médio do processo de avaliação dos artigos submetidos para publicação na IC Cesumar?
R. O tempo médio entre submissão, avaliação dos editores, peer-review e eventual aprovação para publicação é de quatro meses.

10. É cobrada alguma taxa e/ou valores para submissão, avaliação e publicação do artigo?
R. Não. A IC CESUMAR possui Acesso Aberto e não cobra qualquer taxa ou solicita qualquer valor para avaliar ou publicar artigos.

11. Qual é a quantidade de autores permitida por artigo?
R. A IC CESUMAR permite, no máximo, 6 (seis) autores por artigo.

12. Há alguma recomendação para o grau de titulação para os autores?
R. Sim. É dada prioridade à publicação de acadêmicos vinculados à programas de Iniciação Científica, em coautoria com seus orientadores, preferencialmente, doutores.

13. Qual a norma é considerada para a publicação dos artigos?
R. A IC Cesumar adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

14. Não estou localizando as normas de documentação da IC Cesumar. Onde acesso?
R. Clique em "Submissões" na aba superior da revista. Esta irá abrir a página com informações sobre as “Condições para submissão” e, na sequência, “Diretrizes para os autores”.

Ou acesse o link: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/about/submissions

15. Além do manuscrito, existe algum outro documento que tenho que transferir no momento da submissão?
R. Sim. É obrigatória a entrega da declaração da existência ou não de conflitos de interesse. O download do modelo da declaração está no seguinte endereço: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/libraryFiles/downloadPublic/8


O autor deverá preencher e transferir o arquivo na aba “documentos suplementares” no passo 2 - Transferência do Manuscrito, após upload do manuscrito original.