A Utilização de Desenhos Animados na Cultura Visual na Educação Infantil
Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino de Artes, Educação.
Resumo
Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois se sabe que por meio das imagens as crianças constroem significados. O principal objetivo deste estudo foi investigar se existe interferência dos desenhos animados na cultura visual em crianças na educação infantil buscando posteriormente identificar estratégias para utilização de recursos visuais no processo de ensino. Para que pudéssemos perceber se existe a influência de desenhos animados na educação infantil foi realizado um trabalho com crianças de quatro e cinco anos numa creche municipal na cidade de Maringá. As crianças foram divididas aleatoriamente em dois grupos, denominados de grupo experimental e grupo controle. Os participantes do grupo experimental assistiram aos desenhos da “Branca de Neve e Hércules” enquanto o grupo controle desenvolvia outras atividades relacionadas à pesquisa. Foram realizadas entrevistas para que pudéssemos complementar a investigação. Com a pesquisa, percebeu-se que os desenhos animados podem interferir na cultura visual na educação infantil, criando estereótipos nas crianças. Portanto, cabe aos professores discutirem os filmes e desenhos assistidos, apontando e discutindo ideias, conceitos e opiniões que possam ser elaboradas a partir deles a fim de que se evitem esteriótipos, preconceitos e rótulos que, muitas vezes, impedem a formação de significados e o entendimento da realidade social.
Publicado
2010-12-07
Edição
Seção
Artigos de Iniciação Científica
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.