Um olhar sobre a saúde mental de educadores na rede pública de ensino

Palavras-chave: Educadores, Saúde mental, Resiliência

Resumo

Considerando a importância da resiliência no contexto educacional, este estudo tem como objetivo analisar aspectos de saúde mental, da qualidade de vida e da resiliência em educadores da rede pública estadual do Sudoeste do Paraná. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, com a utilização dos seguintes instrumentos para a coleta de dados: Escala de Avaliação dos indicativos de Ansiedade e Depressão; Escala de Resiliência; Escala de Apoio Social; Escala de Otimismo; e a Escala de Satisfação de Vida. Participaram do estudo 79 educadores da Rede Pública que responderam a uma série de questionários relativos aos instrumentos utilizados. Os resultados evidenciam que educadores com maiores índices de resiliência, apoio social e otimismo têm menores índices de ansiedade e depressão, assim como os melhores níveis de satisfação com a vida. Tais achados salientam a relevância de se discutir essa temática associada às necessidades do direcionamento para cuidados em saúde mental do educador.

Biografia do Autor

Thaís Cristina Gutstein Nazar, UNIPAR/UFPR
Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Titular na Universidade Paranaense (UNIPAR), Francisco Beltrão (PR), Brasil.
Patrícia Christan, UNIPAR
Acadêmica PIC do curso de Psicologia/UNIPAR
Lívia Freitas, UNIPAR
Acadêmica PIC voluntária, do curso de Psicologia/UNIPAR
Fernanda Pegoraro, UNIPAR
Acadêmica PIC do curso de Psicologia/UNIPAR

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Publicado
2022-12-26
Seção
Artigos Originais