Correlação entre Distúrbios do Sono e Avaliação Cognitiva em Estudantes de Medicina

  • Átila Mourão Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Julia Rodrigues Marcondes Dutra Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Julio César Tolentino Junior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Arthur Fernandez Cortez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Roberta Benitez Freitas Passos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Wagner Martignoni de Figueiredo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Insônia, Cognição, Sonolência Excessiva Diurna

Resumo

Estudantes de medicina compõem um grupo suscetível aos transtornos do sono e suas consequências, como disfunção de capacidades cognitivas. Este estudo, transversal e descritivo, tem como objetivo principal analisar o sono dos estudantes de medicina e sua correlação com alterações cognitivas por meio de testes neuropsicológicos. Foram incluídos aleatoriamente 50 alunos de graduação em medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Utilizaram-se os seguintes instrumentos de avaliação: Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI); Escala de Sonolência de Epworth (ESE); análise da presença de insônia e seus subtipos; Trail Making Test (TMT) Parte A e Parte B; Digit Symbol Substitution Test (DSST). Dos 50 estudantes avaliados, 27 (54%) eram do sexo feminino e 23 (46%), do masculino. A idade variou de 19 e 32 anos (22,9 ±2,9 anos). O tempo médio de sono foi de aproximadamente 6 h. Trinta e oito (76%) alunos relataram sintomas de insônia, 37 (74%) apresentaram “qualidade rum do sono”, de acordo com o PSQI, e 16 (32%) preenchiam pontuação na ESE para sonolência excessiva diurna (SED). Diferente do esperado, não houve correlação entre a presença de sintomas de insônia, menor tempo de sono noturno, pior qualidade de sono e critérios para SED com pior desempenho no TMT e DSST em estudantes de medicina.

Biografia do Autor

Átila Mourão Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Discente do curso de medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Julia Rodrigues Marcondes Dutra, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Discente do curso de medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Julio César Tolentino Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Mestre em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor assistente da disciplina de Clínica Médica IV na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Arthur Fernandez Cortez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor auxiliar da disciplina de Clínica Médica IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Roberta Benitez Freitas Passos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Doutora em Epidemiologia pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, professora adjunta da disciplina de Clínica Médica IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Wagner Martignoni de Figueiredo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense, professor associado da disciplina de Clínica Médica IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Publicado
2016-06-15
Seção
Artigos Originais