inovacion y conecimientos en las firmales del industriales del setor Materiale Transportes y municipio del Sorocaba, SP

  • Rodrigo Diogo Teixeira Universidade de Sorocaba – UNISO
  • Manuel Antonio Munguía Payés Universidade de Sorocaba – UNISO

Resumen

Interessa-nos estudar a relação entre o uso de informações e conhecimentos para inovar à luz do enfoque neo-schumpeteriano. A nossa base empírica restringiu-se ao município de Sorocaba, SP. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários a uma amostra não-aleatória constituída de 10 empresas industriais do setor de material de transporte. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e realizado o teste de hipóteses U de Mann-Whitney. As fontes externas mais utilizadas foram clientes ou consumidores finais; fornecedores das máquinas, equipamentos, materiais, componentes e/ou softwares; e instituições de testes e/ou certificações. Já com relação às fontes internas de conhecimento tecnológico mais usado, estão os departamentos de produção, vendas, e o de marketing. Conclui-se que quanto maior a utilização das fontes de conhecimentos tecnológicos, maior a capacitação para inovar e vice-versa. Essa relação se apresentou em todas as organizações do setor de material de transporte estudadas, ainda vale ressaltar que as inovações foram essencialmente incrementais.

Biografía del autor/a

Rodrigo Diogo Teixeira, Universidade de Sorocaba – UNISO
Bacharel em Economia pela Universidade de Sorocaba – UNISO; Mestrando em Economia Aplicada da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR; Membro do Laboratório de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Sorocaba – UNISO. E-mail: rodrigodediogo@gmail.com
Manuel Antonio Munguía Payés, Universidade de Sorocaba – UNISO
Docente e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas e do Laboratório de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Sorocaba – UNISO. E-mail: manuel.payes@prof.uniso.br
Publicado
2010-02-25
Sección
Artigos de Iniciação Científica