Rede de Relações Sociais e Apoio Emocional: Pesquisa com Idosos

  • Eliete Jussara Nogueira Universidade de Sorocaba - UNISO
  • Leonardo José Costa de Lima Universidade de Sorocaba – UNISO
  • Ligiane Antonieta Martins Universidade de Sorocaba - UNISO
  • Élita Rodrigues Moura Universidade de Sorocaba - UNISO
Palavras-chave: Envelhecimento, Rede Social, Apoio Emocional, Universidade para Terceira Idade, Aging, Social Network, Emotional Support, University For The Third Age.

Resumo

Este artigo agrupa dois trabalhos, realizado por alunas do curso de Terapia Ocupacional, vinculadas ao programa de Iniciação Científica da Universidade de Sorocaba. Utilizando da perspectiva da seletividade sócio-emocional e da teoria do comboio social, este trabalho de pesquisa teve como objetivo caracterizar a rede social e identificar a fonte de apoio emocional de alunos da Universidade para Terceira Idade. A rede social e o apoio emocional são fatores importantes para a qualidade de vida percebida no envelhecimento. Foram entrevistadas quarenta e duas pessoas acima de sessenta anos, e os resultados apontam para uma rede social com dezenove pessoas em média, de natureza familiar, íntima e de amizade, alocadas de acordo com o grau de proximidade afetiva. Foram citadas mais mulheres do que homens e pessoas da família. Quanto à fonte de apoio emocional, as filhas, mulheres de meia idade, foram as mais citadas, por motivo de confiabilidade.

Biografia do Autor

Eliete Jussara Nogueira, Universidade de Sorocaba - UNISO
Doutora em Educação pela Universidade de Campinas – UNICAMP; Especialização em Desenvolvimento Humano; Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas; Docente titular do programa de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO. E-mail: eliete.nogueira@uniso.br
Leonardo José Costa de Lima, Universidade de Sorocaba – UNISO
Terapeuta Ocupacional; Mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; Coordenador da Universidade para terceira idade da Universidade de Sorocaba – UNISO; Docente titular no curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba - UNISO. E-mail: leonardo.lima@prof.uniso.br
Ligiane Antonieta Martins, Universidade de Sorocaba - UNISO
Aluna do curso de Terapia Ocupacional e bolsista do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Sorocaba - UNISO. E-mail: liligiane@gmail.com
Élita Rodrigues Moura, Universidade de Sorocaba - UNISO
Aluna do curso de Terapia Ocupacional e voluntária do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Sorocaba - UNISO. E-mail: elita.rodrigues@gmail.com
Publicado
2009-06-15
Seção
Artigos de Iniciação Científica