As educadoras infantis e suas representações sobre as funções da creche: um estudo exploratório sobre as creches municipais maringaenses
Palavras-chave:
creche, prática pedagógica, educadores infantis.
Resumo
Historicamente, as creches têm desempenhado o papel de guarda e assistência caritativa às crianças pertencentes às classes menos favorecidas. A concepção de creche como espaço pedagógico em substituição ao entendimento original da creche como local de atendimento à saúde e guarda da criança durante a jornada de trabalho da mãe, trouxe para a educadora de creche o desafio de ultrapassar uma função meramente assistencialista para assumir uma função pedagógica. O presente estudo teve por objetivo investigar quais são as representações que as educadoras infantis que trabalham nas creches municipais maringaenses possuem sobre as funções da creche. Buscou-se ainda verificar qual é a formação dessas profissionais e o tipo de atividade desenvolvidas com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. No primeiro momento realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a função da educação infantil e a formação dos educadores que atuam esse nível de ensino. Num segundo momento, de natureza empírica, foram realizadas entrevistas com as educadoras de creche e observações das atividades desenvolvidas nas creches municipais maringaenses. Com a análise dos dados foi possível constatar que as educadoras infantis carecem de uma formação mais específica quanto à sua função pedagógica dentro de um centro de educação infantil. Além disso, desconhecem aspectos relevantes do desenvolvimento infantil.
Publicado
2007-07-18
Edição
Seção
Artigos Originais
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