As educadoras infantis e suas representações sobre as funções da creche: um estudo exploratório sobre as creches municipais maringaenses

  • Thelma Elizabete Martins CESUMAR
  • Waléria Henrique dos Santos Leonel CESUMAR
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi CESUMAR
Palavras-chave: creche, prática pedagógica, educadores infantis.

Resumo

Historicamente, as creches têm desempenhado o papel de guarda e assistência caritativa às crianças pertencentes às classes menos favorecidas. A concepção de creche como espaço pedagógico em substituição ao entendimento original da creche como local de atendimento à saúde e guarda da criança durante a jornada de trabalho da mãe, trouxe para a educadora de creche o desafio de ultrapassar uma função meramente assistencialista para assumir uma função pedagógica. O presente estudo teve por objetivo investigar quais são as representações que as educadoras infantis que trabalham nas creches municipais maringaenses possuem sobre as funções da creche. Buscou-se ainda verificar qual é a formação dessas profissionais e o tipo de atividade desenvolvidas com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. No primeiro momento realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a função da educação infantil e a formação dos educadores que atuam esse nível de ensino. Num segundo momento, de natureza empírica, foram realizadas entrevistas com as educadoras de creche e observações das atividades desenvolvidas nas creches municipais maringaenses. Com a análise dos dados foi possível constatar que as educadoras infantis carecem de uma formação mais específica quanto à sua função pedagógica dentro de um centro de educação infantil. Além disso, desconhecem aspectos relevantes do desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Thelma Elizabete Martins, CESUMAR
Discente do Curso de Psicologia do CESUMAR
Waléria Henrique dos Santos Leonel, CESUMAR
Discente do Curso de Psicologia do CESUMAR
Solange Franci Raimundo Yaegashi, CESUMAR
Doutora, orientadora, Docente do Curso de Psicologia do CESUMAR.
Publicado
2007-07-18
Seção
Artigos Originais