Protocolo de atividade física para gestantes: estudo de caso

  • Anderson Semensato Landi CESUMAR
  • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini CESUMAR / UEM
  • Patrícia de Oliveira Guimarães CESUMAR
Palavras-chave: exercícios, gestantes, condicionamento físico, fisioterapia

Resumo

A gravidez é um período na vida da mulher de intensas alterações músculo-esqueléticas, físicas e emocionais e ainda assim uma condição de saúde. Distingui-se por ajustes fisiológicos e endócrinos direcionados à criação de um ambiente ideal para o feto. O sistema orgânico e emocional da gestante está envolvido nesse processo complexo. Assim, durante todo período a gestante sofrerá transformações hormonais, musculares, circulatórias e respiratórias de grande importância, para que seu corpo naturalmente possa se ajustar, para formar, desenvolver e acomodar seu bebê. Todavia, essas modificações em algumas mulheres trazem conseqüências que podem resultar em dor e limitações em suas atividades diárias, uma vez que essas mudanças afetam o funcionamento habitual dos sistemas digestório, circulatório, nervoso e respiratório bem como a biomecânica da gestante. Atualmente muitos obstetras acreditam que quando uma mulher faz algum tipo de exercício durante a gravidez poderá estar menos propensa a ter dificuldades durante o trabalho de parto e o nascimento do bebê, sendo assim, estimulam suas pacientes a serem fisicamente ativas. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo a elaboração de um protocolo de exercícios para gestantes, visando um trabalho preparatório para o parto e procurando desenvolver um bom condicionamento físico nas gestantes, assim, como a aplicação desse protocolo para saber os reais benefícios das atividades físicas nas gestantes, Para o desenvolvimento o presente trabalho, foi realizado um recrutamento de pacientes grávidas para a aplicação desse protocolo e o mesmo foi desenvolvido no CESUMAR, Centro Universitário de Maringá. Após a realização deste trabalho, concluímos que as atividades físicas orientadas por fisioterapeutas proporcionam melhoras significativas nas queixas apresentadas pelas gestantes.

Biografia do Autor

Anderson Semensato Landi, CESUMAR
Acadêmico do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR e bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CESUMAR - PROBIC.
Sonia Maria Marques Gomes Bertolini, CESUMAR / UEM
Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR e da Universidade Estadual de Maringá - UEM
Patrícia de Oliveira Guimarães, CESUMAR
Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Publicado
2007-07-19
Seção
Artigos Originais