Parâmetros fisiológicos no planejamento do lazer: reducionismo ou complexidade?

Autores

  • Andréa Schiavone Pereira Coelho Gomes CESUMAR
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel UEM
  • Wilson Rinaldi CESUMAR

Palavras-chave:

lazer, saúde, corpo, educação física

Resumo

Qual a relação entre lazer e saúde? Como as atividades físicas de aventura na natureza podem ser enriquecidas ou empobrecidas a partir de uma leitura biológica/da saúde? Para dirimir esses problemas no campo dos estudos do lazer, foi realizado um confronto entre freqüência cardíaca e representações sociais dos participantes em relação a uma trilha ecológica em um município do Interior paranaense. Embora preliminares, os resultados indicam que existe correlação entre percepção individual/coletiva e parâmetros fisiológicos, dando a entender que a combinação dessas fontes é importante para o planejamento do lazer físico-esportivo em áreas naturais. Palavras-chave: lazer, saúde, corpo, educação física.

Biografia do Autor

Andréa Schiavone Pereira Coelho Gomes, CESUMAR

Acadêmica do Curso de Educação Física do CESUMAR – Centro Universitário de Maringá - bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC)

Giuliano Gomes de Assis Pimentel, UEM

Co-orientador e Docente da Universidade Estadual de Maringá - UEM

Wilson Rinaldi, CESUMAR

Orientador e docente do CESUMAR – Centro Universitário de Maringá

Downloads

Publicado

2007-07-23

Como Citar

Gomes, A. S. P. C., Pimentel, G. G. de A., & Rinaldi, W. (2007). Parâmetros fisiológicos no planejamento do lazer: reducionismo ou complexidade?. Iniciação Científica Cesumar, 8(2), 193–199. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/272

Edição

Seção

Artigos Originais