AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO CENTRO-OESTE (2002-2013)

Palavras-chave: Dissertações e teses, Educação rural e educação do campo, Mato Grosso do Sul

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi investigar a produção sobre Educação Rural e Educação do Campo nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, focando o Estado de Mato Grosso do Sul. O recorte temporal corresponde aos anos de 2002 a 2013; 2002 corresponde ao ano de aprovação da Resolução do CNE/CEB nº 1, que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, e, 2013, refere-se à implementação do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). É uma pesquisa bibliográfica e documental. Ressaltamos que, no Ciclo 2018B/2019A, realizamos o mapeamento dos trabalhos produzidos nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (instituição de ensino superior, principais teóricos, ano de criação dos PPGEs, temática abordada, número de docentes e linhas de pesquisa) e no Ciclo 2019B/2020A demos continuidade à pesquisa descrevendo as pesquisas realizadas nos PPGEs de Mato Grosso do Sul sobre a Educação do Rural e a Educação do Campo. Constatamos, por meio da consulta dos bancos de dissertações e teses consultados, uma baixa produção sobre a temática Educação Rural e Educação do Campo.

Biografia do Autor

Edgar da Silva Queiros, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
Graduando em Comunicação Social pela Universidade Católica Dom Bosco. Bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação cientifica PIBIC/CNPq. Brasil.
Celeida Maria Costa de Souza e Silva , Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. professora pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB), Campo Grande (MS), Brasil

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Publicado
2020-12-21
Seção
Artigos Originais