Aspectos da comercialização de leite em supermercados, padarias e lojas de conveniência do setor varejista de Natal, RN

  • Mayara Leilane de Jesus Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Juliana Paula Felipe Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Henrique Rocha de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Sérgio Marques Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Adriano Henrique do Nascimento Rangel Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Palavras-chave: UHT, Marcas, Origem, Estabelecimentos Comerciais

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a quantidade de marcas e a origem dos leites Ultrapasteurizado (UHT) e Pasteurizado envasado em saco plástico, vendidos no setor varejista das grandes e pequenas redes de supermercados de Natal/RN. Para isso, foi realizada a escolha e a classificação dos estabelecimentos, em grandes (hipermercados e supermercados) e pequenos (padarias, lojas de conveniência e mercados de bairro) localizados nas Zonas Norte e Sul da cidade. Após esta etapa, os locais de comercialização foram visitados para a realização das coletas de dados referente à descrição dos leites, detalhando as marcas e os locais de fabricação. Após a coleta de dados, os resultados obtidos foram avaliados por meio da análise de frequência e estatística descritiva. No estudo foi observado que independente da localização (zona sul ou norte) dos estabelecimentos pesquisados, os leites tipo Pasteurizado foram mais encontrados nos pequenos estabelecimentos. Quanto à origem, foi verificado que todos os leites UHT são oriundos de outros estados, tanto nos grandes quanto nos pequenos estabelecimentos. Os leites Pasteurizados são todos produtos regionais, ou seja, todos são oriundos do Estado do RN. Além disso, todas as marcas comercializadas nas grandes redes também são comercializadas nas pequenas, no entanto, o inverso não ocorre. O mercado de leite do RN ainda não é competitivo quando se trata de leite tipo UHT. A maioria das marcas de leite é encontrada nos grandes estabelecimentos. Os produtos regionais são encontrados, apenas nos pequenos estabelecimentos.

Biografia do Autor

Mayara Leilane de Jesus Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Discente do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Bolsista IT do CNPQ. E-mail: mayleila_jinha@yahoo.com.br
Juliana Paula Felipe Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Discente do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Bolsista IC PROPESQ. E-mail: juli_cherry@msn.com
Henrique Rocha de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Docente da Unidade Acadêmica em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. E-mail: hrdemedeiros@ufrnet.br
Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Docente da Unidade Acadêmica em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. E-mail: sergio@ct.ufrn.br
Adriano Henrique do Nascimento Rangel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Docente da Unidade Acadêmica em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. E-mail: adrianorangel@pq.cnpq.br
Publicado
2010-02-24
Seção
Agronegócio