Pesquisa Quantitativa de Identificação das Oportunidades de Comercialização de Polpa Congelada de Frutas Orgânicas com Base do Perfil do Consumidor Atual

Autores

  • Mariana Menconi Chinellato Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Mônica Regina da Silva Scapim Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Daily Morales Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Thiago Ranieri Levorato Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Grasiele Scaramal Madrona Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9168.2015v8n3p543-562

Palavras-chave:

Mercado Consumidor, Pesquisa de Mercado, Saudabilidade

Resumo

A agricultura orgânica constitui a atividade agrícola de maior crescimento no mundo. Os benefícios ao meio ambiente, a privação do agricultor do contato contínuo com agentes químicos e a redução de componentes nocivos à saúde do consumidor fazem deste tipo de agricultura uma tendência mundial na comercialização de alimentos. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa de mercado no Estado do Paraná, para avaliar como o público consumidor se comporta em relação ao produto polpa de fruta orgânica. Para tanto, utilizou-se um questionário e como resultado notou-se que a polpa de fruta é consumida principalmente em bares, restaurantes e lanchonetes e que o suco é a forma mais difundida de comercialização. Não se pode concluir, com base nos critérios apresentados, que a característica que o consumidor mais assimila a um produto orgânico já que os índices resultantes ficaram muito próximos uns dos outros. Dentre os resultados, destaca-se que a saudabilidade é o critério de escolha na compra da polpa congelada de frutas orgânicas (40% em relação às demais características) e o sabor que mais agrada é o morango (42%). Aproximadamente 67% dos consumidores estariam dispostos a pagar por uma embalagem de 100g de polpa congelada de frutas orgânicas um valor inferior a três reais, mostrando assim, o desafio do setor de orgânicos em fornecer produtos a preços acessíveis à população.

Biografia do Autor

Mariana Menconi Chinellato, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Engenheira de Alimentos pela Universidade Sem Fronteiras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil

Mônica Regina da Silva Scapim, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora; Departamento de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil

Daily Morales, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente; Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.

Thiago Ranieri Levorato, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil

Grasiele Scaramal Madrona, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora; Departamento de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.

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Publicado

2015-11-18

Como Citar

Chinellato, M. M., Scapim, M. R. da S., Morales, D., Levorato, T. R., & Madrona, G. S. (2015). Pesquisa Quantitativa de Identificação das Oportunidades de Comercialização de Polpa Congelada de Frutas Orgânicas com Base do Perfil do Consumidor Atual. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 8(3), 543–562. https://doi.org/10.17765/2176-9168.2015v8n3p543-562

Edição

Seção

Agronegócio