Uma Palavra Vale Mais do que um Protocolo? (In)formalidade na Comunicação Interna Organizacional

  • Vandrea Moraes Ferreira
  • Irene Raguenet Troccoli Unesa
Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Embrapa, Protocolo Comunicacional

Resumo

Este estudo de caso, de abordagem quantitativa com viés qualitativo, investiga a estrutura do processo de comunicação organizacional entre as áreas de pesquisa e de comunicação da Unidade Embrapa Agrobiologia, do ponto de vista dos pesquisadores científicos. Dentre as conclusões, destaca-se a falta de conhecimento desses pesquisadores sobre os trâmites de um protocolo processual. A contribuição acadêmica do estudo reside na indicação de que o desenho formal de um processo comunicacional empresarial sofre interferências advindas das características intrínsecas dos agentes nele envolvidos, passando a incorporar procedimentos informais. São lançadas sugestões para lidar com esse fato, além de propostas para futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Vandrea Moraes Ferreira
M.Sc., Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE), Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Irene Raguenet Troccoli, Unesa
Dossui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (dedicação exclusiva), professora de Marketing de Servicos no curso de MBA em Marketing Estratégico da UFF, e membro do corpo editorial da revista acadêmica Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, da UFF. Atuou como analista sênior na Embratel durante 8 anos, nas áreas de Marketing Estratégico, de Planejamento Estratégico, e Financeira. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Marketing e em Estratégias Empresariais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, fidelização do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamento.
Publicado
2015-11-18
Seção
Agronegócio