Percepção e Elasticidade de Preço para Embalagens Sustentáveis de Alimentos

  • Laura Moura Kohmann UPF
  • Janine Fleith de Medeiros UFRGS e UPF
  • Gabriel Vidor UFRGS e UCS
  • José Luis Duarte Ribeiro UFRGS
Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Embalagens de alimentos, Sustentabilidade.

Resumo

As embalagens, principalmente de alimentos, representam grande parte dos resíduos sólidos gerados. Nesse sentido, o presente artigo buscou verificar, através de pesquisa descritiva, a intenção de compra de alimentos com embalagens sustentáveis, seja essa sustentabilidade obtida através de embalagens biodegradáveis, de reciclagem ou da aplicação da logística reversa. Resultados preliminares indicam que essa tendência é particularmente acentuada no caso de mulheres jovens e com nível elevado de escolaridade. A intenção de compra diminuiu em todos os grupos quando o alimento com embalagem sustentável apresentava custo acima do preço de mercado, revelando que a tolerância a acréscimos no preço é, em média, de 10%. O investimento de empresas em sustentabilidade, portanto, causa impactos positivos na decisão de compra do consumidor, principalmente nos que estão abaixo dos 50 anos.

Biografia do Autor

Laura Moura Kohmann, UPF
Especialista em Desenvolvimento de Produtos e Gestão na Indústria de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil.
Janine Fleith de Medeiros, UFRGS e UPF
Doutora em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da UFRGS; Docente nos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Engenharia de Alimentos e de Pós-Graduação Stricto sensu em Administração na Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil
Gabriel Vidor, UFRGS e UCS
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil; Docente Adjunto I na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil.
José Luis Duarte Ribeiro, UFRGS
Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Docente Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Brasil.
Publicado
2016-10-31
Seção
Meio Ambiente