A PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE O MEIO RURAL E ASPECTOS LIGADOS À SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Jorge André Thomas Faculdade Luterana Rui Barbosa - FALURB
  • Sandra Mara Stocker Lago Unioeste-Campus de Cascavel
  • Loreni Teresinha Brandalise Unioeste - Campus de Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n2p587-611

Palavras-chave:

Análise Bibliográfica, Rural, Sustentabilidade

Resumo

Historicamente a agricultura sofreu diversas modificações causadas por pressões políticas, sociais e econômicas, passando de uma atividade de moldes primitivos para uma atividade com intensa aplicação de tecnologia, fazendo o Brasil ocupar a sétima posição na economia mundial. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as produções científicas brasileiras sobre o meio rural e sobre aspectos da sustentabilidade, em que, para seu alcance, buscou-se identificar os estudos publicados entre 2010 e 2015, no banco de teses e dissertações da Capes e, entre 2006 e 2015 nas revistas brasileiras com Qualis/Capes A1 e A2 na área de Administração, contendo as palavras “rural” e “sustentabilidade”. O estudo enquadra-se como exploratório, bibliográfico, quantitativo e qualitativo. Conclui-se que são poucos os estudos nesta área que se voltam para o meio rural. A maior parte dos estudos do banco de teses e dissertações da Capes concentrou-se na região Nordeste enquanto que, dos artigos, a maior parte ocorreu no Sul do Brasil. O baixo volume de estudos sugere a falta de interesse dos pesquisadores em realizar estudos, bem como das editoras e avaliadores das revistas em publicá-los. Sugere-se a continuidade de uma revisão bibliográfica neste tema, abrangendo outras bases de dados.

Biografia do Autor

Jorge André Thomas, Faculdade Luterana Rui Barbosa - FALURB

Mestrando em Administração, modalidade profissional, na Unioeste, campus de Cascavel. Graduação em Ciências Contábeis e em em Administração pela Unioeste e especialização em Controladoria e Gestão de Negócios pela Unioeste. Gerente de Negócios da Cooperativa de Crédito e Investimento de Livre Admissão Aliança das Regiões Oeste Paranaense e Norte Paulista - SICREDI Aliança PR/SP. Professor do curso de graduação em Ciências Contábeis na Faculdade Luterana Rui Barbosa - FALURB

Sandra Mara Stocker Lago, Unioeste-Campus de Cascavel

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Unioeste, campus Toledo. Professora do curso de Administração da Unioeste - campus de Cascavel. Membro do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade no Agronegócio (GPCA) da Unioeste.

Loreni Teresinha Brandalise, Unioeste - Campus de Cascavel

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC, professora do curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração da Unioeste - campus de Cascavel. Membro do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade no Agronegócio (GPCA) da Unioeste.

Downloads

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Thomas, J. A., Stocker Lago, S. M., & Brandalise, L. T. (2017). A PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE O MEIO RURAL E ASPECTOS LIGADOS À SUSTENTABILIDADE. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 10(2), 587–611. https://doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n2p587-611

Edição

Seção

Revisão