MERCADO BRASILEIRO DE FRANGO HALAL: INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE INSTITUCIONAL E BARREIRAS À ENTRADA
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9168.2019v12n3p935-956Palavras-chave:
Barreiras à Entrada, Frango, Halal, Instituições.Resumo
O mercado de carne de frango Halal, destinado principalmente à população muçulmana, atualmente representa mais de 35% da carne de frango exportada no país. O padrão de produção Halal possui diversas peculiaridades que acabam por modular a competitividade do mercado. Competitividade essa que possui inúmeras formas de interpretação e parâmetros para mensuração, dependendo da abordagem teórica. O estudo que segue se propõe a analisar as características do Ambiente Institucional que delimita este mercado específico, e, a partir daí, identificar as principais barreiras à entrada para novas empresas. Essas barreiras são características da estrutura de determinado mercado que resguardam as empresas consolidadas, devido à imposição de custos às empresas entrantes potenciais. Essas características foram evidenciadas em instituições informais (aspectos culturais e religiosos) e formais (legislação).Referências
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