MERCADO BRASILEIRO DE FRANGO HALAL: INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE INSTITUCIONAL E BARREIRAS À ENTRADA

Autores/as

  • Pedro Xavier da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Felipe Dalzzotto Artuzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Agronegócios
  • Maria Eugênia Canozzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9168.2019v12n3p935-956

Palabras clave:

Barreiras à Entrada, Frango, Halal, Instituições.

Resumen

O mercado de carne de frango Halal, destinado principalmente à população muçulmana, atualmente representa mais de 35% da carne de frango exportada no país. O padrão de produção Halal possui diversas peculiaridades que acabam por modular a competitividade do mercado. Competitividade essa que possui inúmeras formas de interpretação e parâmetros para mensuração, dependendo da abordagem teórica. O estudo que segue se propõe a analisar as características do Ambiente Institucional que delimita este mercado específico, e, a partir daí, identificar as principais barreiras à entrada para novas empresas. Essas barreiras são características da estrutura de determinado mercado que resguardam as empresas consolidadas, devido à imposição de custos às empresas entrantes potenciais. Essas características foram evidenciadas em instituições informais (aspectos culturais e religiosos) e formais (legislação).

Biografía del autor/a

Pedro Xavier da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Felipe Dalzzotto Artuzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorando em Agronegócios

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretor Administrativo do Instituto Brasileiro de Bioeconomia (INBBIO), Brasil

Maria Eugênia Canozzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA), Programa Producción de Carne y Lana, Estación Experimental INIA La Estanzuela, Ruta 50, km 11, 39173, Colonia, Uruguay

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Publicado

2019-08-05

Cómo citar

Silva, P. X. da, Artuzo, F. D., & Canozzi, M. E. (2019). MERCADO BRASILEIRO DE FRANGO HALAL: INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE INSTITUCIONAL E BARREIRAS À ENTRADA. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 12(3), 935–956. https://doi.org/10.17765/2176-9168.2019v12n3p935-956

Número

Sección

Agronegócio