Emissão de gases do efeito estufa no Brasil: análise de curto e longo prazo
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14n4e8809Palavras-chave:
Cointegração, Rebanho, Séries temporais, VeículosResumo
A discussão sobre emissões de gases do efeito estufa e alterações no sistema global são temas frequentemente debatidos pela literatura nacional e internacional. Assim, este artigo tem por objetivo examinar os determinantes das emissões líquidas de gases do efeito estufa no Brasil, para o período de 1990 até 2017, inserindo variáveis até então não consideradas. Utilizou-se a abordagem para séries temporais e os elementos analisados foram população, PIB per capita, rebanho de bovinos e frota de veículos. Primeiramente, os testes de raiz unitária revelaram que as variáveis são integradas de ordem (I(1)). Os resultados posteriores indicaram haver cointegração, sendo, portanto, estimado um modelo VEC. O modelo VEC revelou não haver relacionamento de curto prazo entre as variáveis, mas no longo prazo, o aumento de 1% no rebanho de bovinos aumentou as emissões líquidas de gases do efeito estufa em 4,41% no período, já o aumento de 1% na frota de veículos reduziu as emissões em 2,62%. Embora o efeito negativo da frota de veículos foi contrário ao esperado, afirmou-se que a redução das emissões superou o efeito do tamanho da frota no período devido ao período relativamente curto de análise, a situação econômica de crise recente e a introdução da injeção eletrônica e catalisador de três vias nos veículos. Mesmo assim as evidências alertam para a necessidade de políticas econômicas e energéticas de longo prazo no Brasil.Referências
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