Percepção dos Consumidores de Soja e Derivados na Cidade de Júlio de Castilhos (RS) - Brasil

  • Dalva Maria Righi Dotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafaela Rosa Colpo Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvia Cristina Ferreira Iop Universidade Federal de Santa Maria
  • Andreia Cirolini Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Agronegócio, Ciência de Alimentos, Mercado Consumidor, Soja

Resumo

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de produção de soja desde 2003, sendo que o complexo derivado deste grão tem expressiva contribuição econômica no país. O movimento dos consumidores no intuito de ter uma alimentação mais saudável quanto à qualidade e aspectos nutricionais dos alimentos impulsionou a indústria para o desenvolvimento de uma maior variedade de produtos e, neste contexto, a soja tem se mostrado como uma importante fonte nutritiva. Este estudo objetivou avaliar a percepção dos consumidores em relação a alimentos derivados da soja. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa descritiva sobre o conhecimento e aceitação dos alimentos derivados, sendo que os resultados indicaram que a maior parte da amostra já consumiu estes alimentos, entretanto, os que consomem atualmente formam um grupo menor de consumidores. Também se constatou desconhecimento das propriedades nutricionais e funcionais do grão para a saúde humana pela maior parte dos entrevistados, sendo esta uma das prováveis causas do baixo consumo e da falta de interesse da população pela introdução de alimentos derivados da soja nos cardápios diários.

Biografia do Autor

Dalva Maria Righi Dotto, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul; Docente Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.
Rafaela Rosa Colpo, Universidade Federal de Santa Maria
Tecnóloga em Agronegócio; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.
Silvia Cristina Ferreira Iop, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil; Docente Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.
Andreia Cirolini, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil; Docente Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.
Publicado
2015-11-18
Seção
Agronegócio