Percepção dos Consumidores de Soja e Derivados na Cidade de Júlio de Castilhos (RS) - Brasil

  • Dalva Maria Righi Dotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafaela Rosa Colpo Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvia Cristina Ferreira Iop Universidade Federal de Santa Maria
  • Andreia Cirolini Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de produção de soja desde 2003, sendo que o complexo derivado deste grão tem expressiva contribuição econômica no país. O movimento dos consumidores no intuito de ter uma alimentação mais saudável quanto à qualidade e aspectos nutricionais dos alimentos impulsionou a indústria para o desenvolvimento de uma maior variedade de produtos e, neste contexto, a soja tem se mostrado como uma importante fonte nutritiva. Este estudo objetivou avaliar a percepção dos consumidores em relação a alimentos derivados da soja. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa descritiva sobre o conhecimento e aceitação dos alimentos derivados, sendo que os resultados indicaram que a maior parte da amostra já consumiu estes alimentos, entretanto, os que consomem atualmente formam um grupo menor de consumidores. Também se constatou desconhecimento das propriedades nutricionais e funcionais do grão para a saúde humana pela maior parte dos entrevistados, sendo esta uma das prováveis causas do baixo consumo e da falta de interesse da população pela introdução de alimentos derivados da soja nos cardápios diários.

Biografía del autor/a

Dalva Maria Righi Dotto, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul; Docente Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.
Rafaela Rosa Colpo, Universidade Federal de Santa Maria
Tecnóloga em Agronegócio; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.
Silvia Cristina Ferreira Iop, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil; Docente Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.
Andreia Cirolini, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil; Docente Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.
Publicado
2015-11-18
Sección
Agronegócio