EVOLUÇÃO E MAGNITUDE DAS CONCENTRAÇÕES DE CÁTIONS, ÂNIONS E CARBONO NO DEJETO LÍQUIDO DE SUÍNOS EM FASE DE TERMINAÇÃO

  • Rafael Gotardo FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Adilson Pinheiro FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Leandro Mazzuco Aguida FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Vander Kaufmann FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Resíduo agropecuário, Suinocultura, Tratamento

Resumo

O dejeto líquido suíno constitui importante fonte de nutrientes ao solo, melhorando suas condições físicas, químicas e biológicas. Suas características variam ao longo do tempo, com o manejo dos animais e pelo sistema de tratamento adotado pela granja. As espécies químicas aniônicas, catiônicas e carbono são as que mais apresentam mudanças em suas concentrações ao longo do tempo. Diante disso o estudo teve por objetivo avaliar a magnitude das concentrações e a evolução de cátions, ânions e carbono nos dejetos líquidos suínos em fase de terminação com sistema de tratamento anaeróbico. O estudo consistiu na coleta do dejeto líquido de suínos de três granjas com sistema integrado de criação, na fase de terminação dos animais, sendo realizadas nas calhas de entrada do dejeto e na saída do sistema de tratamento, ao longo de 120 dias do período de alojamento dos animais. As campanhas foram realizadas mensalmente, a partir do alojamento dos animais. As concentrações de espécies catiônicas e aniônicas foram analisadas em Cromatógrafo de Troca Iônica e o carbono total em Analisador de Carbono Total. Os resultados apresentados mostraram que Cl-, NH4+ e CI não apresentaram diferenças significativas entre as granjas. No entanto, as demais espécies químicas apresentaram diferenças significativas. A esterqueira mostrou-se com alta eficiência na remoção dos íons NO2-, NO3- e baixa remoção para os íons NH4+. Durante o período de terminação dos animais as concentrações dos íons Cl-, NH4+ e Ca+2 aumentaram, enquanto as demais espécies químicas reduziram ou mantiveram suas concentrações.

Biografia do Autor

Rafael Gotardo, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
Engenheiro Agrônomo, Doutorando em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil.
Adilson Pinheiro, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
Engenheiro Civil, Doutor em Física e Química Ambiental; Docente do Departamento de Engenharia Civil da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil
Leandro Mazzuco Aguida, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
Mestre em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil.
Vander Kaufmann, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental; Pós doutorando e Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil.
Publicado
2017-09-04
Seção
Meio Ambiente