MANGICULTURA E VALE DAS FRUTAS: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO?

  • Bárbara Évelin Oliveira Sampaio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco http://orcid.org/0000-0002-0621-7505
  • Nildo Ferreira Cassundé Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco
Palavras-chave: Bibliometria, Estado do conhecimento, Fruticultura, Vale do São Francisco

Resumo

Poucos setores possuem uma representatividade econômica com tamanha importância como o agronegócio. A fruticultura, por sua vez, tornou-se um interessante objeto de estudo tendo em vista crescentes demandas nacionais e internacionais, não apenas a partir da perspectiva de produção, como também do consumo. O Vale das Frutas e, especificamente, o cultivo da manga, exercem, nesse contexto, um papel importante em razão do desempenho de produção agrícola alcançado. Este estudo é, portanto, motivado pela seguinte questão norteadora: como os acadêmicos estão estudando a mangicultura, no contexto do Vale das Frutas, na área de Engenharia de Produção? Nessa perspectiva, este estudo concentrou esforços metodológicos capazes de revelar o estado do conhecimento da área. Como fontes de pesquisas para esta discussão optou-se em estudar periódicos classificados no Qualis/Capes 2014 genuínos da área de Engenharia de Produção no estrato B5 ou superior, assim como os anais do ENEGEP. A análise dos resultados, a partir dos critérios adotados, revela que a produção científica brasileira sobre mangicultura no Vale das Frutas, na área de Engenharia de Produção, é bastante pontual e, em alguns casos, como em periódicos, surpreendentemente inexistente.

Biografia do Autor

Bárbara Évelin Oliveira Sampaio, Universidade Federal do Vale do São Francisco
Graduanda em Engenharia de Produção pela UNIVASF
Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco
Doutora, Mestre e Bacharel em Administração (UFPE, 2015, 2004, 2001). Atualmente é professora Adjunta I do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UNIVASF), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (nível: mestrado profissional) e coordenadora e pesquisadora de projetos apoiados pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências docentes. É revisora de periódicos e eventos acadêmicos da área. Avaliadora ad hoc da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco). Temas de interesses em pesquisa: relações de trabalho, representações sociais, impactos da nova morfologia do trabalho, primarização x terceirização, temas comportamentais (estresse, burnout, diversidade), sindicalismo e movimento operário; e Ensino e Pesquisa em Administração (competências profissionais e docentes; educação a distância; incorporação das TIC ao processo ensino-aprendizagem). Contextos e públicos de interesse em pesquisa: jovens trabalhadores; organizações; organizações sindicais, e instituições de ensino públicas e privadas. Líder do GP: CEOS - Centro de Estudos Organizacionais do Semiárido.
Nildo Ferreira Cassundé Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco
Professor Adjunto I e membro do Colegiado de Engª de Produção da Univasf. Doutor em Administração (PROPAD/UFPE 2015); Mestre em Economia com ênfase em Comércio Exterior e Relações Internacionais (PIMES/UFPE 2006); MBA em Finanças Corporativas (MBA-DA/UFPE 2004) e Engº Civil (POLI/UPE, 2001). Parecerista de eventos e periódicos. Professor responsável pelas áreas de agronegócio e gestão econômico-financeira, membro permanente tanto da Especialização quanto do Mestrado em Gestão Pública da Univasf, assim como da Especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais. Fundador do Observatório do Agronegócio. Pesquisador com ênfase em indicadores socioeconômicos e na análise das dinâmicas do agronegócio exportador do Vale das Frutas. Quando profissional de mercado, atuou como consultor financeiro com foco em análise de investimentos enquanto atuava como professor pelo DECON/UFPE.
Publicado
2017-05-09