PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO CAPIM ELEFANTE E SUA RELEVÂNCIA COMO MATÉRIA-PRIMA PARA A PRODUÇÃO ENERGÉTICA

  • Angela Machado Rocha Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT)
  • Marcelo Santana Silva Professor do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Santo Amaro e Prof colaborador do Mestrado Profissional em Bioenergia (FTC)
  • Fábio Matos Fernandes Professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
  • Luis Cesar M. S. Paulillo Professor da Faculdade de Tecnolgia e Ciências e do Prof. Permanente do Mestrado Profissional em Bioenergia (FTC)
  • Ednildo Andrade Torres Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Doutorado em Energia e Ambiente da Escola Politécnica
Palavras-chave: Bioenergia, Capim Elefante, Geração de Energia, Indicadores de Produção Científica, Prospecção Tecnológica

Resumo

Mudanças climáticas e insegurança energética têm contribuído para a demanda crescente por biocombustíveis. O capim elefante, amplamente cultivado no Brasil e utilizado como alimentação animal, está entre as espécies forrageiras de maior eficiência fotossintética para a produção de biomassa com alto teor de lignina, possibilitando o seu uso para fins energéticos como a produção de etanol celulósico. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma prospecção tecnológica de artigos e patentes sobre o uso do capim elefante e sua utilização como matéria-prima para a produção energética. Realizou-se uma prospecção tecnológica de publicações relacionadas à biomassa do capim elefante, onde foram extraídos artigos da base de dados Web of Science®, da Thomson Reuters e das patentes depositadas na European Patent Office (EPO). Concluiu-se que existe um aumento significativo de publicações de artigos em periódicos e de patentes relacionados ao capim elefante e o Brasil é líder em publicações nas áreas agrícola e veterinária, porém, são poucos os artigos da área de biotecnologia relacionados à produção de biocombustíveis de 2ª geração. Foi observado o predomínio dos autores brasileiros, bem como a liderança das instituições brasileiras sobre o tema. Os resultados apresentados podem ser atribuídos ao recente interesse pelo capim elefante para uso energético e fonte de matéria-prima para a produção de etanol de etanol de 2ª geração.

Biografia do Autor

Angela Machado Rocha, Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT)
Doutora em Energia e Ambiente (UFBA), Especialista em Engenharia de Processamento Petroquímico (UFBA) e Graduação em Engenharia Química (UFBA)
Marcelo Santana Silva, Professor do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Santo Amaro e Prof colaborador do Mestrado Profissional em Bioenergia (FTC)
Doutor em Energia e Ambiente (UFBA), Mestrado em Regulação da Indústria de Energia (UNIFACS) e Graduação em Economia (UESC)
Fábio Matos Fernandes, Professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial (SENAI) e Graduação em Administração (UESC)
Luis Cesar M. S. Paulillo, Professor da Faculdade de Tecnolgia e Ciências e do Prof. Permanente do Mestrado Profissional em Bioenergia (FTC)
Doutor em Ciências (USP), Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas (USP) e Graduação em Engenharia Agronômca (UNESP)
Ednildo Andrade Torres, Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Doutorado em Energia e Ambiente da Escola Politécnica
Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica (UNICAMP)
Publicado
2017-06-16
Seção
Meio Ambiente