O jornal de empresa como uma ferramenta de marketing ambiental

Autores

  • Rebeca Morato Mangualde Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Vinícius Valim Pereira Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9168.2012v5n3p%25p

Palavras-chave:

Imagem, Jornalismo, Responsabilidade Socioambiental

Resumo

Para a confecção de jornais os profissionais devem-se ater aos fatos e primar pela objetividade. São feitos para a sociedade, portanto devem possuir relevância social. Este trabalho baseou no método de pesquisa bibliográfica, estudando e analisando cada uma das vertentes (jornalismo, marketing e responsabilidade socioambiental) separadamente e, posteriormente, convergindo-as e analisando-as. Objetivou analisar os métodos utilizados na inserção destas ferramentas. A responsabilidade ambiental simboliza compromisso direto com o público, buscando a educação e preservação ambiental. O que foi possível verificar, uma vez analisadas as vertentes, é que suas prerrogativas se completam. Observa-se que o jornalismo empresarial, para ser considerado sério e formar uma opinião positiva perante o seu público, deve se comprometer com o profissionalismo na transmissão de informações mantendo-se ético e transparente. Estas são as prerrogativas das ações de empresas ambientalmente responsáveis, que buscam a consonância com os interesses de seus públicos alvos. Para unir estes pólos semelhantes, as funções de marketing agregam valor a estas ferramentas e as moldam, possibilitando que estas estratégias, unidas, sejam adequadamente utilizadas e mantenham credibilidade, unindo ação, informação e estratégia, agregando valor à marca. O jornal de empresa com foco em responsabilidade ambiental deve manter-se atento à sua isenção, para não provocar desconfianças nem conflitos éticos, mantendo credibilidade intrínseca. O jornal disposto a transmitir mensagens úteis perde o caráter meramente publicitário, ganhando características nobres de contribuição social, favorecendo a imagem empresarial.

Biografia do Autor

Rebeca Morato Mangualde, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa – UFV; Pós-Graduanda em Gestão de Marketing pela Pontifícia Universidade Católica PUC – Minas; E-mail: becky_morato@hotmail.com

Vinícius Valim Pereira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Forragicultura pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail: viniciusvalim@hotmail.com

Downloads

Publicado

2012-02-06

Como Citar

Mangualde, R. M., & Pereira, V. V. (2012). O jornal de empresa como uma ferramenta de marketing ambiental. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 5(3). https://doi.org/10.17765/2176-9168.2012v5n3p%p

Edição

Seção

Meio Ambiente