PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES DE FEIRAS ORGÂNICAS DA CIDADE DE SÃO PAULO (SP)

  • Kleber Spíndola Gonçalves Universidade Nove de Julho
  • Ana Paula Branco do Nascimento UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
  • Simone Aquino Universidade Nove de Julho
  • Andreza Portella Ribeiro Universidade Nove de Julho
  • Leonardo Vils Universidade Nove de Julho
  • Mauricio Lamano Ferreira Universidade Nove de Julho
Palavras-chave: Agricultura, Orgânicos, Percepção Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

A agricultura convencional emprega agrotóxicos e o uso excessivo destes produtos causa danos para a saúde e o meio ambiente. A agricultura orgânica diferentemente da agricultura convencional não faz uso de produtos químicos tóxicos, fitorreguladores (hormônios vegetais sintéticos) e sementes geneticamente modificadas, oferecendo alimentos para um novo consumidor, interessado em uma produção baseada na sustentabilidade, sem emprego de agrotóxicos, mais natural e ainda com valores sociais e agregados à origem e segurança dos alimentos, visto que o sistema da agricultura orgânica se inicia do preparo do solo até a fase de comercialização. Verifica-se um mercado diferenciado em crescimento e com grande perspectiva de crescimento e, devido a isso, objetivou-se analisar a percepção de consumidores de produtos orgânicos sobre quais as razões da aquisição em feiras orgânicas. Para isto, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de entrevista, com aplicação de um roteiro semiestruturado em escala Likert. A maioria dos consumidores escolhem produtos orgânicos pelos benefícios à saúde, mas 90,5% percebem que consumir alimentos orgânicos traz benefícios para o meio ambiente. Os consumidores têm preferência por feiras livres, quando comparados aos alimentos orgânicos oferecidos em supermercados, tanto por conta da qualidade quanto do preço. Por meio de análise de variância (ANOVA) foi verificada a existência de diferenças de percepção por gênero, faixa etária e escolaridade. Compreender a percepção de consumidores neste mercado em ascensão contribui também para o marketing verde, na cadeia de alimentos orgânicos.

Biografia do Autor

Kleber Spíndola Gonçalves, Universidade Nove de Julho
Eng. Agrônomo, Mestre em Administração com ênfase em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela UNINOVE
Ana Paula Branco do Nascimento, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Biologa, Doutora em Ecologia Aplicada(ESALQ/USP) E Professora Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade / GEAS - UNINOVE
Simone Aquino, Universidade Nove de Julho
Médica Veterinária Sanitarista, Doutora em Ciências e Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho
Andreza Portella Ribeiro, Universidade Nove de Julho
Química, Doutora em Ciências com ênfase em Química Ambiental e Professora do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis / CIS-UNINOVE
Leonardo Vils, Universidade Nove de Julho
Economista, Doutorando em Administração e Professor do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade / GEAS - UNINOVE
Mauricio Lamano Ferreira, Universidade Nove de Julho
Biólogo, Doutor em Ciências (CENA-USP) e Professor do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis / CIS-UNINOVE

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Publicado
2019-08-05
Seção
Meio Ambiente