Percepção de consumidores da relação entre qualidade da carne e bem-estar animal
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9168.2022v15n4e9216Palavras-chave:
Comportamento consumidor, Produção animal, Produtos de origem animalResumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar a percepção e conhecimento de consumidores sobre a relação entre bem-estar e a qualidade dos produtos de origem animal. Foram entrevistadas 381 pessoas, escolhidas de forma aleatória, em diversos pontos comerciais da cidade de Aquidauana (MS). Os atributos levados em consideração no momento de compra foram avaliados através PROC, FREC, e SAS e comparados por um teste Z bilateral ao nível de 5% de significância. Os questionamentos expressos em porcentagem de sim ou não foram analisados pelo teste qui-quadrado. Entre os atributos levados em consideração pelo consumidor, o bem-estar animal representou 3,1%, diferindo (P < 0,05) da aparência (56,0%), cor (13,5%), marca (7,7%) e maciez (6,5%). Já em relação aos elementos utilizados na decisão de compra o bem-estar representa apenas o terceiro fator mais importante (13,0%) (P = 0,029). Quanto maior o grau de escolaridade (ensino superior) (P = 0,0039) e rendimento salarial acima de 4 salários (P = 0,0418), maior o grau de conhecimento sobre o bem-estar animal e sobre as leis que o asseguram, respectivamente. Os homens estão propensos a pagar mais para se ter um produto com garantia de que os animais foram criados em condição de bem-estar (P < 0,01). O bem-estar animal não é o principal critério utilizado no momento de aquisição dos produtos de origem animal.Referências
ACEBRÓN, L. B.; DOPICO, D. C. The importance of intrinsic and extrinsic cues to expected and experienced quality: an empirical application for beef. Food Quality and Preference, Massachusetts, v. 11, n. 3, p. 229-238, may. 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/S0950-3293(99)00059-2.
ALFNES, F. Stated Preferences for imported and hormone-treated beef: Application of a mixed logit model. European Review of Agricultural Economics, Oxford, v. 31, p. 19-37, mar. 2004. DOI: https://doi.org/10.1093/erae/31.1.19.
AMORIM, L. M. P. V.; BONES, V.; NORDI, W.; MOLENTO, C. Percepção e atitude da população de Lauro de Freitas, Bahia, em relação aos animais: dados preliminares. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONCEITOS EM BEM-ESTAR ANIMAL. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2007.
ANDRADE, J. C. D.; DELIZA, R.; YAMADA, E. A.; GALVÃO, M. T. E. L.; FREWER, L. J.; BERAQUET, N. J. Percepção do consumidor frente aos riscos associados aos alimentos, sua segurança e rastreabilidade. Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, v. 16, n. 3, p. 184-191, jul./set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1981-67232013005000023.
ANDRADE, J. P. D. S. C.; CECCHIN, D.; OLIVEIRA, P. F.; NEPOMUCENO, G. L.; SILVA, F. C. Percepção dos consumidores sobre o bem-estar dos animais de produção em Niterói (RJ). Energia na Agricultura, Botucatu, v. 34, n. 4, p. 201-510, out./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2019v34n4p201-510.
ANGULO, A. M.; GIL, A. J. M. Risk perception and consumer willingness to pay for certified beef in Spain. Food Quality and Preference, Massachusetts, v. 18, n. 8, p. 1106-1117, dec. 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2007.05.008.
BENNET, R. M. Willingness to pay measures of public support for farm animal welfare legislation. Veterinary Record, Reading, v. 139, p. 320-321, sep. 1996.
BONAMIGO, A.; BONAMIGO, C. B. S. S.; MOLENTO, C. F. M. Atribuições da carne de frango relevantes ao consumidor: foco no bem-estar animal. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 41, n. 4, p. 1044-1050, abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-35982012000400029.
FORBES, S. L.; COHEN, D. A.; CULLEN, R.; WRATTEN, S. D.; FOUNTAIN, J. Consumer attitudes regarding environmentally sustainable wine: an exploratory study of the New Zealand marketplace. Journal of Cleaner Production, Amsterdam, v. 17, n. 13, p. 1195-1199, sep. 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2009.04.008.
GOZZI, A. O bem estar animal e a produção de alimentos na visão do consumidor. In: CONFERÊNCIA E MOSTRA CIENTÍFICA INTERNACIONAL EM BEM-ESTAR ANIMAL, 2., 2018. Chapecó. Anais [...] Chapecó, 2018. p. 1-3.
GRUNERT, K. G.; BREDAHL, L.; BRUNSØ, K. Consumer perception of meat quality and implications for product development in the meat sector - a review. Meat science, Oxford, v. 66, p. 259-272. feb. 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/S0309-1740(03)00130-X.
GRUNERT, K. G.; HIEKE, S.; WILLS, J. Sustainability labels on food products: Consumer motivation, understanding and use. Food Policy, Oxford, v. 44, p. 177-189, feb. 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foodpol.2013.12.001.
GRUNERT, K. G.; SONNTAG, W. I.; GLANZ-CHANOS, V.; FORUM, S. Consumer interest in environmental impact, safety, health and animal welfare aspects of modern pig production: Results of a cross-national choice experiment. Meat Science, Oxford, v. 137, p. 123-129, mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.meatsci.2017.11.022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores IBGE: Cidades: Mato Grosso do Sul: Aquidauana - 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/aquidauana/panorama. Acesso em: 20 jun. 2020.
LIKERT, R. A. Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology. v. 22, n. 140, p. 5-55, jun. 1932. https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf.
MORAES, R. E.; SOARES, M. F.; NOSCHANG, J. P.; RODRIGUES, D. S.; SILVA, D. S. C.; KOMMLING, S.; BORGES, V. L.; SILVEIRA, I. D. B. Produção de carne ovina sob a ótica bem-estar animal. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 4, p. 21900-21911, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-382.
MOREIRA, S. M.; SILVEIRA, I. D. B.; CONTO, L.; RIBEIRO, L. A.; KUHL, F. N. Perfil do consumidor de carne bovina e seu conhecimento do bem-estar animal na cidade de Pelotas-RS. Revista Científica Rural, Bagé, v. 19, n. 1, p. 51-59, 2017.
ORTEGA, D. L.; WOLF, C. A. Demand for farm animal welfare and producer implications: Results from a field experiment in Michigan. Food Policy, Oxford, v. 74, p. 74-81, jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foodpol.2017.11.006.
PESQUISA PECUÁRIA MUNICIPAL - PPM. Indicadores IBGE: Cidades: Mato Grosso do Sul: Aquidauana – 2018. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3939/. Acesso em: 20 jul. 2020.
PINHEIRO, C. D.; LÍRIO, V. S. Fatores condicionantes da demanda de carne suína no município de Viçosa - MG. Revista de Economia da UMA, Viçosa, v. 8, n. 2, p. 43-66, abr./jun. 2003.
QUEIROZ, M. L. V.; BARBOSA FILHO, J. A. D.; ALBIERO, D.; BRASIL, D. F.; MELO, R. P. Percepção dos consumidores sobre o bem-estar dos animais de produção em Fortaleza, Ceará. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 379-386, abr./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-66902014000200020.
RAINERI, C.; ANTONELLI, R.; NUNES, B. C. P.; BARROS, C. S.; MORALES, A. M. T.; GAMEIRO, A. H. Contribution to economic evaluation of systems that value animal welfare at farm. Revista Colombiana de Ciencias Pecuarias, Medellín, v. 25, n. 1, p. 123-134, jan./mar. 2012.
SCHÄUFELE, I.; HAMM, U. Consumers’ perceptions, preferences and willingness-to-pay for wine with sustainability characteristics: A review. Journal of Cleaner Production, Amsterdam, v. 147, p. 379-394, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.01.118.
SCHNETTLER, B.; RUIZ, D.; SEPÚLVEDA, O.; SEPÚLVEDA, N. Importance of the country of origin in food consumption in a developing country. Food Quality and Preference, Massachusetts, v. 19, n. 4, p. 372-382, jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2007.11.005.
STATISTICAL ANALYSIS SYSTEM INSTITUTE. SAS user’s guide: statistics. Version 9.2. Cary, 2012. 373p.
TAWSE, J. Consumer attitudes towards farm animals and their welfare: a pig production case study. Bioscience Horizons, Oxford, v. 3, n. 2, p. 156-165, may. 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/biohorizons/hzq020.
VAN LOO, E. J.; CAPUTO, V.; NAYGA JR, R. M.; VERBEKE, W. Consumers’ valuation of sustainability labels on meat. Food Policy, Oxford, v. 49, n. 1, p. 137-150, dec. 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foodpol.2014.07.002.
VELHO, J. P.; BARCELLOS, J. O. J.; LENGLER, L.; ELIAS, S. A. A.; OLIVEIRA, T. E. D. Disposição dos consumidores porto-alegrenses à compra de carne bovina com certificação. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 38, n. 2, p. 399-404, feb. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982009000200025.
VINHOLIS, M. M. B.; NASSU, R. T.; BARIONI JR, W. (2019). Perfil do consumidor brasileiro disposto a pagar por práticas de produção animal ambientalmente sustentáveis. Sigmae, Alfenas, v. 8, n. 2, p. 642-651, 2019.
ZEN, S.; MENEZES, S. M.; CARVALHO, T. B. Perspectivas de consumo de carne bovina no Brasil. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 44., 2008. Anais [...]. Piracicaba, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.