DESEMPENHO ACADÊMICO NA DISCIPLINA DE GESTÃO FINANCEIRA: O QUE REVELAM OS DISCENTES DA UFAL?
DOI:
https://doi.org/10.17765/1516-2664.2021v26n2p199-211Palavras-chave:
Ensino em administração, Aprendizagem, Desempenho acadêmicoResumo
Considerando as características alusivas ao processo de ensino- aprendizagem no cenário das universidades, essa pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho acadêmico dos discentes do curso de administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na disciplina de gestão financeira e orçamentária. Foi realizada uma pesquisa descritiva com dados secundários, das notas e faltas no período de 2015 a 2019, por meio das pagelas das disciplinas. Para evidenciação dos resultados por meio das inferências estatísticas foram utilizados os testes de correlação de pearson, análise de regressão linear e t-student (p<0.05). As maiores médias foram constatadas na segunda parte da disciplina, com médias de 6,69 e 6,73 nos turnos matutino e noturno, respectivamente, porém a diferença não ofereceu significância estatística. Em ambas as disciplinas houve reprovações em decorrência do abandono por parte dos alunos. O semestre 2019.2 alcançou o maior índice de reprovação (85,37%) enquanto 2017.2 obteve o menor índice (8%). Conclui-se que há deficiência em relação ao desempenho dos alunos e que fatores como a motivação, contato prévio com assuntos relacionados à disciplina, didática e aos métodos influenciam no desempenho demandando esforços contínuos para a concretização de um contexto em que alunos sejam partícipes ativos deste processo.Referências
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