IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO PROCESSO DE ADOÇÃO: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/1516-2664.2021v26n2p231-241

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, Processos legais, Subjetividade

Resumo

A adoção é um processo complexo com alguns critérios a serem observados, como, questão financeira, moradia, estado civil. Além disso, é preciso investigar a relação afetiva de todos os envolvidos no processo (criança/adolescente e família) como também refletir sobre o espaço onde a criança/adolescente vai ocupar na nova família. Durante o processo, profissionais realizam uma avaliação psicossocial, contudo, esta avaliação apresenta algumas limitações que podem ser supridas pela avaliação psicológica, visto que é um método capaz de interpretar fenômenos psicológicos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de escopo para compreender a avaliação psicológica no processo de adoção, com intuito de verificar os métodos e estratégias utilizados neste contexto, bem como identificar as principais dificuldades encontras pelos profissionais da psicologia. A amostra foi composta por seis estudos (artigos e dissertações), encontrados nas bases SciELO, PePSIC, LILACS e BDTD, entre os anos de 2013 a 2019. Os resultados indicaram que as principais dificuldades estão associadas à falta de capacitação, formação e atualização da área. Além disso, observou-se que são utilizadas técnicas de entrevistas, visitas domésticas e testes projetivos na avaliação. Entretanto, os estudos colocaram essas técnicas como uma limitação, visto que apresentam dificuldades para analisar a subjetividade. Portanto, é importante pensar na construção de novos instrumentos de medida que possam abranger essa falta. Nota-se também a escassez em relação a pesquisas nessa área, dessa forma, sugere-se a produção de novos estudos.

Biografia do Autor

Maynara Priscila Pereira Silva, Universidade São Francisco

Psicóloga; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco, Campinas (SP), Brasil.

Bárbara Dell'Osso Carvalho, Universidade Braz Cubas

Pós-graduada em Ciências Criminais pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul (SP), Brasil.

Gabriella Louise Silva Camargo, Anhanguera Educacional de São José dos Campos

Graduanda em Psicologia da Anhanguera Educacional de São José dos Campos (SP), Brasil

Evandro Morais Peixoto, Universidade São Francisco

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC); Docente do Programa de Pós-Graduação e Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco, Campinas (SP), Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE, L. A. F. P. D. A atuação dos profissionais de psicologia da Vara da Infância e Juventude na política de adoção. 2019. 48 f. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

ALVARENGA, L. L.; BITTENCOURT, M. I. G. F. A delicada construção de um vínculo de filiação: o papel do psicólogo em processos de adoção. Pensando famílias, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 41-53, jul. 2013.

AROMATARIS, E.; MUNN, Z. Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. The Joanna Briggs Institute. 2017. Disponível em: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/. Acesso em: 19 out. 2020.

BARROSO, S. M. Avaliação psicológica: análise das publicações disponíveis na SciELO e BVS-Psi. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 1, p. 141-154, 2010.

BORNSTEIN, R. F. Evidence-based psychological assessment. Journal of personality assessment, v. 99, n. 4, p. 435-445, 2017.

BORSA, J. C. Considerações sobre a formação e a prática em avaliação psicológica no Brasil. Temas em Psicologia, v. 24, n. 1, p. 131-143, 2016.

BRASIL, Lei, nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1990.

BUENO, J. M. H.; PEIXOTO, E. M. Avaliação psicológica no Brasil e no mundo. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. SPE, p. 108-121, 2018.

CECÍLIO, M. S.; SCORSOLINI-COMIN, F. Avaliação de candidatos pretendentes no processo de habilitação para adoção: Revisão da Literatura. Psico-USF, v. 23, n. 3, p. 497-511, 2018.

CERQUEIRA-SANTOS, E., SANTANA, G. Adoção homoparental e preconceito: Crenças de estudantes de direito e serviço social. Temas em Psicologia, v. 23, n. 4, p. 873-885, 2015.

CHIODI, M. G.; WECHSLER, S. M. Avaliação psicológica: contribuições brasileiras. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v. 28, n. 2, p. 197-210, 2008.

FERREIRA, L. A. M. Adoção: Guia prático doutri¬nário e processual com as alterações da Lei nº 12.010 de 3/8/2009. São Paulo: Cortez, 2010.

FERREIRA, K. C. G.; CHALHUB, A. Contribuições da psicologia em relação à adoção de crianças por casais homoafetivos: uma revisão de literatura. (Inter)subjetividades, v. 2. n. 1, p. 29-49, 2014.

FONSECA, S. M. S. M. S. Avaliação psicológica e suas vicissitudes: a formação do psicólogo como foco. In: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, Ano da avaliação psicológica – Textos geradores. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia, 2011. p. 133-138.

FONSECA, F. M. M. et al. A contribuição da psicologia no processo de adoção. Pubsaúde, v. 3, a036, 2020. Disponível em: https://pubsaude.com.br/wp-content/uploads/2020/07/036-A-contribui%C3%A7%C3%A3o-da-psicologia-no-processo-de-ado%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 21 set. 2020.

FRIZZO, N. P. Infrações éticas, formação e exercício profissional em Psicologia. 2004. 110 f. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

GRABER, M. L. Educational strategies to reduce diagnostic error: can you teach this stuff? Advances in health sciences education, v. 14, n. 1, p. 63-69, 2009.

GRABER, M. L. et al. Cognitive interventions to reduce diagnostic error: A narrative review. BMJ Quality and Safety, v. 21, p. 535–557, 2012.

HUEB, M. F. D.; CECÍLIO, M. S. A preparação de postulantes a adoção é (in)suficiente? A experiên¬cia de uma adoção inter-racial de grupo de irmãos. In: SCORSOLINI-COMIN, F.; Pereira, A. K.; NUNES, M. L. T. Adoção: legislação, cenários e práticas. São Paulo, SP: Vetor, 2015. p. 161-184.

LEVAC, D.; COLQUHOUN, H.; O'BRIEN K. K. Scoping studies: advancing the methodology. Implementation Science, v. 5, n. 69, 2010.

LÖHR, S. S. Avaliação psicológica na formação do profissional da Psicologia, algumas reflexões. In: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, Ano da avaliação psicológica – Textos geradores. Brasília, DF. 2011. p. 143-149.

MACHADO, R. N.; FÉRES-CARNEIRO, T.; MAGALHÃES, A. S. Parentalidade adotiva: contextualizando a escolha. Psico, v. 46, n. 4, p. 442-451, 2015.

MELETTI, A. T.; SCORSOLINI-COMIN. Conjugalidade e expectativas em relação à parentalidade em casais homossexuais. Psicologia: Teoria e Prática, v. 17, n. 1, p. 37-49, 2015.

MERÇON-VARGAS, E. A.; ROSA, E. M.; DELL’AGLIO, D. D. A produção científica e os aspectos legais no âmbito da adoção nacional e internacional. In: SCORSOLINI-COMIN, F.; PEREIRA, A. K.; Nunes, M. L. T. Adoção: legislação, cenários e práticas. São Paulo, SP: Vetor, 2015. p. 29-62.

MORELLI, A. B.; SCORSOLINI-COMIN, F.; SANTEIRO, T. V. O "lugar" do filho adotivo na dinâmica parental: revisão integrativa de literatura. Psicologia Clínica, v. 27, n. 1, p. 175-194, 2015.

MUNIZ, M. Ética na avaliação psicológica: velhas questões, novas reflexões. Psicologia: Ciência e Profissão, n. 38, p. 133-146, 2018.

NAKANO, T. C. Avaliação psicológica e deficiência: desafio na formação e prática profissional do psicólogo no século XXI. In: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Prêmio Profissional Avaliação Psicológica Direcionada a Pessoas com Deficiência, 2019, p. 9-62. Disponível em: http://satepsi.cfp.org.br/docs/CFP_livrodigital_premio2.pd.

NORONHA, A. P. P.; REPPOLD, C. T. Considerações sobre a avaliação psicológica no Brasil. Psicologia Ciência e Profissão, v. 30, p. 192-201, 2010. Número especial.

OTUKA, L. K.; SCORSOLINI-COMIN, F. S.; SANTOS, M. A. D. Adoção suficientemente boa: experiência de um casal com filhos biológicos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 55-63, 2012.

PELISOLI, C.; JÚNIOR, D. F. O. Aspectos jurídicos e psicossociais da adoção de crianças e adolescentes no Brasil. In: GOMIDE, P. I. C.; JÚNIOR, S. S. S. Introdução à psicologia forense. Curitiba: Juruá, 2016. p. 69-83.

PRIMI, R. Avaliação psicológica no século XXI: de onde viemos e para onde vamos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. SPE, p. 87-97, 2018.

RIEDE, J. E.; SARTORI, G. L. Z. Adoção e os fatores de risco: do afeto à devolução das crianças e adolescentes. Perspectiva, v. 37, n. 138, p. 143-154, 2013.

ROSSATO, J. G.; FALCKER, D. Devolução de crianças adotadas: uma revisão integrativa da literatura. Revista da SPAGESP, v. 18, n. 1, p. 128-139, 2017.

SANTOS, A. P. H.; LAGO, V. D. M. A percepção de psicólogos peritos sobre o processo de habilitação para adoção. Revista Universo Psi, v.1, n. 1, p. 125-149, 2020.

SCORSOLINI-COMIN, F.; XIMENES, F.; MELETTI, A. T.; SANTOS, M. A. Práticas profissionais no con¬texto da adoção homoparental: expectativas de casais homossexuais e de psicólogos que atuam no Judiciário. In: SCORSOLINI-COMIN, F.; Pereira, A. K.; NUNES, M. L. T. Adoção: legislação, cenários e práticas. São Paulo, SP: Vetor, 2015. p. 223-238.

SILVA, P. S. Os processos de habilitação para adoção segundo técnicos judiciários do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SILVA, P. S. D.; CASSARINO-PEREZ, L.; SARRIERA, J. C.; FRIZZO, G. B. A equipe psicossocial na colocação da criança nos processos de adoção. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37. n. 3, p. 608-623, 2017.

SILVA, P. S. D.; SILVA, E. X. D. L.; LOPES, R. D. C. S.; FRIZZO, G. B. Diferentes configurações familiares de candidatos à adoção: Implicações para os processos de habilitação. Estudos de Psicologia (Natal), v. 22, n. 4, p. 412-421, 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Priscila Pereira Silva, M., Dell'Osso Carvalho, B. ., Louise Silva Camargo, G. ., & Morais Peixoto, E. . (2021). IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO PROCESSO DE ADOÇÃO: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 26(2), 231–241. https://doi.org/10.17765/1516-2664.2021v26n2p231-241

Edição

Seção

Artigos de Revisão