A relação investimentos e educação básica na pandemia: o caso do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9176.2022v27n2.e11055

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Financiamento, Qualidade da educação

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a organização e o direcionamento dos recursos públicos destinados ao ensino remoto emergencial adotado na educação básica do estado do Paraná no ano de 2020. Caracterizado como um estudo bibliográfico com análise documental, em um primeiro momento, foi realizada uma contextualização acerca das imersões políticas adotadas nas redes públicas de ensino, com foco na educação básica, em âmbito federal e estadual. Em seguida, buscou-se compreender, a partir dos documentos do estado do Paraná, quais foram os recursos disponibilizados, como se deu a aplicabilidade dos investimentos e quais as contradições existentes entre a qualidade na/da educação e a possibilidade de manutenção de hora/aula aos estudantes em situações de adversidade. Os dados indicam que o investimento se deu no sentido de oferecer a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, entretanto, focalizando-se o aspecto quantitativo em lugar do qualitativo, enfatizando-se a manutenção da oferta da hora aula na educação básica. Percebe-se um financiamento por vias da relação público-privado, apresentando um investimento exorbitante em um modelo de ensino ineficiente à formação humana, que não considerou/realizou a avaliação contínua, como se percebe nos depoimentos presentes nos aplicativos ofertados em relação à qualidade do ensino propiciado. Configura-se, assim, uma situação de inércia quanto à qualidade da/na educação básica.

Biografia do Autor

Maria Carolina Miesse, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá (PR), Brasil.

Leonardo Cordeiro de Queiroz, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá (PR), Brasil.

Francielli Ferreira da Rocha Romero, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL (PEF/UEM/UEL), Maringá (PR), Brasil.

Fernando Lazaretti Onorato Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá (PR), Brasil.

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Publicado

2023-03-29

Como Citar

Miesse, M. C., Queiroz, L. C. de ., Romero, F. F. da R. ., Silva, F. L. O. ., Souza, V. de F. M. de ., & Goulart, L. O. de O. . (2023). A relação investimentos e educação básica na pandemia: o caso do Paraná. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 27(2), 1–20. https://doi.org/10.17765/2176-9176.2022v27n2.e11055

Edição

Seção

Artigos Originais