A Transição de Líder para Contribuidor Individual: Um Processo de Perdas e Ganhos

  • Fabiula Meneguete Vides da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Transição, Líder, Contribuidor Individual

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir o processo de transição de líder para contribuidor individual, um tema relevante, no entanto, fracamente discutido. Enquanto o processo de tornar-se líder tem sido extensivamente estudado (HILL, 2003; HOWARD, 2003; KONCZAK, 1994; PEARCE II, 1982; THOMAS, 1999), a transição de líder para contribuidor individual não é explorada. Após assumir uma posição de liderança nas organizações, o profissional pode voltar a exercer as atividades anteriormente realizadas, retornando à posição de contribuidor individual. Dependendo de como é percebida, a transição é considerada uma experiência humana carregada de emoções, desafios, perdas e oportunidades, afetando tanto o desempenho das pessoas, quanto o funcionamento das organizações (NININGER; ARDITTI, 2004).

Biografia do Autor

Fabiula Meneguete Vides da Silva, Universidade Estadual de Londrina
Docente e Doutora do Departamento de Administração na Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, PR. E-mail: fabiulamv@yahoo.com.br
Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina
Docente e Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.
Publicado
2014-06-02
Seção
Artigos de Revisão