Mudanças Estratégicas: Um Estudo sob a Ótica da Empresa Familiar

  • Andressa Hennig Silva UNIPAMPA
  • Maria Ivete Trevisan Fossá UFSM
Palavras-chave: Empresa Familiar, Estudo de Caso, Mudanças Estratégicas

Resumo

Grande parte das organizações a nível mundial caracterizam-se como empresas familiares, sendo que muitas dessas estão entre as maiores e mais bem sucedidas. Este estudo se propõe a descrever os processos de mudanças estratégicas ocorridos em uma organização familiar, que está na quarta geração de gestão da família, pertencente ao ramo de bebidas, situada no Estado do Rio Grande do Sul. A estratégia de estudo de caso é adotada nesta pesquisa, por atender, de maneira mais apropriada, aos objetivos do estudo. O esforço de coleta dos dados foi realizado por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, observação direta e pesquisa documental. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1997). Como principais resultados, apontam-se as mudanças vivenciadas pela organização, as quais foram agrupadas em categorias temáticas denominadas de: expansão física/crescimento; modernização tecnológica; governança corporativa; gestão pela qualidade e implantação de programas especiais. Destaca-se que a gestão pela qualidade foi apontada como uma das mudanças estratégicas de maior impacto, a qual impulsionou diversas outras mudanças na organização. Este estudo contribui com a triangulação das temáticas: empresa familiar e mudanças estratégicas, uma vez que descreve as diferentes mudanças que uma organização familiar enfrentou ao longo de sua promissora trajetória, possibilitando assim, um novo olhar para os estudos e as mudanças ocorridas neste tipo de organização.

Biografia do Autor

Andressa Hennig Silva, UNIPAMPA
Doutoranda em Administração (PPGA/UFSM); Docente Assistente na Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Brasil.
Maria Ivete Trevisan Fossá, UFSM
Doutora em Administração (EA/UFRGS); Docente Associada do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.
Publicado
2016-02-10
Seção
Artigos Originais