Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

  • Selson Garutti SEED PR
  • Vera Lúcia Ferreira SEED PR
Palavras-chave: Educação, Formação do Educador, Recursos Tecnológicos

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo geral analisar as possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas na educação. Esta pesquisa exploratória de cunho bibliográfico discute a identificação das tecnologias existentes na escola, exemplifica possíveis atividades a serem desenvolvidas com o uso das mesmas e cita alguns cursos de aperfeiçoamento profissional para educadores, em que são orientados a usar os recursos tecnológicos como ferramentas educacionais para tornar as aulas mais motivadoras e próximas da realidade dos educandos. Enfoca a importância do uso dos recursos tecnológicos na educação e conclui que há possibilidades de seu uso no processo de ensino/aprendizagem, mas que o modo como são utilizados é que dão inovação à prática pedagógica e que existe a necessidade de um educador preparado, que saiba usá-las de maneira adequada em sua prática pedagógica, resultando com isso, melhora na qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Selson Garutti, SEED PR
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Docente de Filosofia pelo Estado do Paraná, Brasil.
Vera Lúcia Ferreira, SEED PR
Pós-graduanda em Educação Profissional e EJA pelo Instituto Paranaense de Ensino e Faculdades Maringá; Pós-graduada em Instrumentalização para o Ensino de Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (FAFIJAN), Brasil.
Publicado
2016-02-10
Seção
Artigos Originais