CONHECIMENTO SOBRE A GÊNESE DAS UNIVERSIDADES MEDIEVAIS E EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS COM IDOSOS NAS UNIVERSIDADES

Autores

  • Juliana de Aquino Fonseca Doronin UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná/Paranavaí.

Palavras-chave:

Gênese da universidade da idade média, Extensões nas universidades contemporâneas voltadas ao idoso e universalização

Resumo

Este artigo objetiva perceber pontos de aproximação entre as concepções da origem das universidades medievais e aspectos relacionados às experiências nos cursos de extensão, a saber: a universidade aberta à terceira Idade- UEM e o grupo de extensão Viver Melhor - Unespar. Foram consultadas referências: Tomás de Aquino (1997), Boaventura de Bangoregio (1983) Bula Papal para Universidade de Paris (1964), Le Goff (1999), Pieper (2007), Cardoso (1997) e Teixeira (1969). Após análise seguindo metodologia bibliográfica, constata-se que essas experiências contemporâneas, por um lado são tidas como informais para o MEC, mas do outro, possuem certa formalidade, considerando estarem vinculadas à extensão universitária. Tais experiências podem ser um caminho que recupera a ideia da gênese da universidade, já que se trata do conhecimento voltado à formação humana. Além disso, são experiências paradoxais, pois muitos desses idosos não estão mais atuando no mercado de trabalho, superando as exigências formais voltadas à formação para o ser produtivo.

Biografia do Autor

Juliana de Aquino Fonseca Doronin, UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná/Paranavaí.

Juliana de Aquino Fonseca Doronin é graduada em Serviço Social UEPB (1995-1999), especialista em Saúde Coletiva UEM (2004-2005), mestre em Ciências Sociais UEM (2012-2014) , doutoranda em Ciências Sociais PUCSP (2016-atual). Atualmente professora no Curso de Serviço Social da UNESPAR (campus Paranavaí-Pr), onde leciona disciplinas, coordena curso de extensão com discentes junto aos idosos do Morumbi em Paranavaí, orienta TCC e Supervisiona Estágio. É integrante da equipe editorial da Revista Veredas (UNIFAVIP-DeVry). Possui experiência em: 1- Docência na FAFIPA -Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí em 2007 atualmente UNESPAR , tendo retornado em 2015 no curso de Serviço Social (atual). Ainda na docência atuou como Professora Tutora Externa da UNIASSELVI -Pólo Maringá do Curso de Serviço Social, ; Professora no CESUMAR , atual UNICESUMAR (Centro Universitário Cesumar); participação de banca enquanto Professora Convidada na Pós-graduação stricto sensu da UNOPAR (Curso de Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos) e elaboração de questões para ANHANGUERA; 2- Consultoria na elaboração de Projetos Social de Entidades para inscrição junto ao Conselho de Assistência Social ; 3- Enquanto profissional ocupou cargo como Assistente Social na ABEC - Colégio Marista de Maringá, responsável pela parte filantrópica da Instituição assim como na área organizacional , também no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Nova Esperança-Pr; Hospital Universitário de Maringá (HUM) , Hospital Santa Rita em Maringá; SPA em água Boa-Pr e Clinica Santa Clara em Recife-PE, SEMAS (Centro de Convivência do Idoso), possuindo portanto experiência nas áreas de Serviço Social organizacional, Saúde, Educação e Assistência com ênfase no Idoso. Participou também de duas gestões do COMAS-Conselho Municipal de Assistência Social, na cadeira do NUCRESS (Trabalhadores de Setor) e ABEC (Captação de recursos) e do CMDCA-Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, também representando o NUCRESS, região de Maringá. Foi bolsista da CAPES na ocasião do Mestrado (2012-2014).

Referências

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Doronin, J. de A. F. (2017). CONHECIMENTO SOBRE A GÊNESE DAS UNIVERSIDADES MEDIEVAIS E EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS COM IDOSOS NAS UNIVERSIDADES. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 22(1), 129–143. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/5396

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento