AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PEDAGOGAS SOBRE INDISCIPLINA NA ADOLESCÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Representações sociais, Pedagogas, Indisciplina, AdolescênciaResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar as representações sociais de pedagogas sobre a indisciplina na adolescência. Como referencial teórico-metodológico, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais, a qual busca investigar como se formam e como funcionam os sistemas de referência utilizados para classificar pessoas e grupos e para interpretar os acontecimentos do cotidiano. Participaram desta pesquisa dez pedagogas de uma cidade do noroeste do Estado de Paraná. A pesquisa é de natureza qualiquantitativa; para a coleta dos dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) Questionário Sociodemográfico e b) Roteiro de Entrevista Semiestruturada. Para a análise dos dados, elaboraram-se categorias de análise. Os resultados revelam que as representações sociais das pedagogas sobre indisciplina na adolescência acabam se aproximando de uma concepção que naturaliza o comportamento do indivíduo, uma vez que a própria visão sobre o que viria a ser o “adolescente” apresenta indícios de não haver uma base histórica e teórica sólida para esse conceito. Chegou-se à conclusão que as representações sociais de pedagogas sobre indisciplina na adolescência está centrada em uma visão superficial sobre o que seria o ser “adolescente” e principalmente sobre qual é, de fato, o contexto gerador da indisciplina, o que fez com que as pedagogas acabassem naturalizando, em alguns momentos, e inconscientemente, as ações dos adolescentes em seus contextos escolares.Referências
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