REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA OS JOVENS
Palavras-chave:
Educação em saúde, Juventude, Educação básicaResumo
Este artigo apresenta resultado de pesquisa bibliográfica com o objetivo de compreender como a educação em saúde com os jovens vem sendo abordada no Brasil. Selecionamos artigos de congressos e de portais de periódicos. Analisamos 77 artigos pelos resumos e, daqueles que abordavam os jovens, foram lidos na íntegra. O perfil da produção é de pesquisas com foco nas instituições escolares, com predominância nos alunos, mas com uma abordagem mais atrelada a uma concepção de educação mais tradicional. Naqueles artigos específicos sobre jovens, os resultados mostraram que a área de educação em saúde ainda não conseguiu avançar para uma abordagem mais reflexiva e voltada aos problemas mais amplos da sociedade e da juventude, permanecendo ainda numa vertente comportamentalista.Referências
ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M.G.; SILVA, L.B. Juventude e sexualidade. Brasília: UNESCO, 2004.
ADORNO, S. Exclusão socioeconômica e violência urbana. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, nº 8, jul./dez. 2002, p. 84-135.
ALVES, V. S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial, Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.16, p.39-52, fev. 2005.
ANDRÉ, M.; ROMANOWSKI, J. O tema formação de professores nas dissertações e teses (1990-1996). In: FORMAÇÃO de professores no Brasil. Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002, v.1, p. 17-156.
BESERRA, E. P.; TORRES, C.A.; PINHEIRO, P.N.C.; ALVES, M.D.S.; BARROSO, M.G.T. Pedagogia freireana como método de prevenção de doenças. Ciênc. saúde coletiva, v.16, suppl.1, p. 1563-1570, 2011.
BLASCA, W. Q.; PICOLINI, M.M.; SILVA, A.S.C; CAMPOS, K.; PINTO, G.F.R.; BRASOLOTTO, A.G.; ALVARENGA, K.F.; MAXIMINO, L.P; BERRETIN-FLEIX, G. Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva. Rev. CEFAC., v. 15, n. 6, p. 1407-1417, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. As causas sociais das iniquidades em Saúde no Brasil: Relatório Final da Comissão Nacional dos Determinantes Sociais em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno do gestor do PSE. Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 68p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 60p. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
CARRANO, P.C.R.; MARTINS, C.H. S. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 43-56, jan./abr. 2011.
CARVALHO, G.S.; GONÇALVES, A. Efeito da escolarização na convergência de modelos e de comportamentos de saúde em jovens estudantes portugueses de meio rural e meio urbano. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011; CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS, 1., 2012. Anais... Campinas: UNICAMP, Brasil, 2011, p. 1-15.
CASTRO, M. G. Emancipação, cidadania e juventudes: estes tempos. Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2014. (Serie Cadernos FLACSO).
CASEMIRO, J. P., FONSECA, A. B. C. Da, SECCO, F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 829-840, Mar. 2014.
COSTA, S., ZANCUL M. S. Educação alimentar em uma instituição total. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 9., 2013, Águas de Lindóia, Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.
COSTA, F. S.; SILVA, J.L.L.; DINIZ, M.I.G. A importância da interface educação/saúde no ambiente escolar como prática de promoção da saúde. Informe-se em promoção da saúde, v.4, n. 2. p. 30-33, 2008.
FERREIRA, N. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação e Sociedade, v. 23, n. 79, ago. 2002.
FICO, C. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Rev. Bras. Hist., v. 24, n. 47, p. 29-60, 2004.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 25.. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, P. Pedagogía da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 36ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo, Cortez, 1999.
GAZZINELLI, M. F.; GAZZINELLI, A.; REIS, D. C.; PENNA, C. M. M. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença, Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.1, p. 200-206, 2005.
GOMES, J. As escolas promotoras de saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Revista Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 84-91, 2009.
GONÇALVEZ, M. G. M. Concepções de adolescência veiculadas pela mídia televisiva: um estudo das produções dirigidas aos jovens. In: OZELLA, S. Adolescências construídas: a visão da psicologia sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2003.
ILHA, P. V.; LIMA, A.P.S.; ROSSI, D.S.; WOLLMANN, E.M.; KRUG, M.R.; SOARES, F.A.A. A transversalidade do tema promoção da saúde nas disciplinas escolares. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
KAHHALE, E. M. S. P. Gravidez na adolescência: orientação materna no pré-natal. In: OZELLA, S. (Org.). Adolescências construídas: a visão da psicologia sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2003.
LANES, K. G.; LANES, D.V.C.; PUNTEL, R.L.; FOLMER, V. Alternativas interdisciplinares para a Promoção de Saúde do Escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
LANES, K. G.; LANES, D.V.C.; PUNTEL, R.L.; SOARES, F.A.A.; FOLMER, V. Alternativas pedagógicas associadas ao sobrepeso e obesidade em escolares. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2012; CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS, 1., 2012. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011, p. 1-15.
LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da Associação Nacional de Educação, v.3, p.11-19, 1983.
LIBERAL, E. F. et al. Acidentes e danos com escolares: incidência, causas e consequências Jornal de Pediatria, v. 81, n.5 (supl), p. 155-163, 2005.
LOUREIRO, S. A questão do social na epidemiologia e controle da esquistossomose mansonica. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 84, supl. I, p. 124-133, 1989.
MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. Implicações de atividades que priorizam o fazer para a concretização da educação em saúde. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
MELO, J. A. Educação e as práticas de saúde. In: MALHÃO, A.; BRASIL, I.; MUNCK, S. (Org.). Trabalho, educação em saúde: reflexões críticas de Joaquim Alberto Cardoso de Melo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2007.
MELO, J. A. Educação em saúde: dimensões da vida e da existência humana. In: AMÂNCIO FILHO, A. (Org.). Saúde, trabalho e formação profissional. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1992. p. 65-69.
MESSINA, G. Estúdio sobre el estado del arte de la investigación acerca de la formación docente en los noventa. México: Mimeo, 1998.
MOHR, A.; SCHALL, V. Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambiental. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, abr./jun. p. 199-203, 1992.
MONTEIRO, S. S.; VARGAS, E. P.; REBELLO, S. M. Educação, prevenção e drogas: resultados e desdobramentos da avaliação de um jogo educativo. Educ. Soc., v. 24, n. 83, p. 659-678, 2003.
ROCHA, E.C. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 1999.
SAVAGE, J. A criação da juventude: como o conceito de teenage revolucionou o século XX. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
SILVA, J. R. C.; SEVERO, T.E.A.; DIAS, M.A.S. Estudos das expressões míticas acerca da prevenção das doenças parasitárias: Novas possibilidades para o Ensino de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2012; CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS, 1., 2012. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011.
SILVA, M.; HAYASHI, C.; HAYASHI, M. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, n. 1, p. 110-129, 2011.
SPOSITO, Marilia P. Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira : educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). vol.1. Belo Horizonte, MG : Argvmentvm, 2009.
STOTZ, E. N. Participação popular, educação em saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
VASCONCELOS, E. M. Atenção primária à saúde e o cotidiano das doenças infecciosas e parasitárias no meio popular. In: EDUCAÇÃO popular e a atenção à saúde da família. 2. ed. São Paulo/Sobral: HUCITEC/UVA, p. 11-20, 2001.
VENTURI, T.; MOHR, A. Análise da educação em saúde em publicações da área de Educação em Ciências. In: In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2012; CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS, 1., 2012. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011.
VERMELHO, S.C, AREU, G.I. Estado da arte da área de Educação & Comunicação em periódicos brasileiros. Educação e Sociedade, v.26, p. 1413-1434, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.