TAREFAS MATEMÁTICAS DESENCADEADORAS DE OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Daniela Harmuch Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina, Londrina-PR
  • Marcele Tavares Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina, Londrina-PR

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira, Tarefas, Letramento Matemático.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão de tarefas matemáticas que abordam objetivos e competências da Educação Financeira, tarefas elaboradas com base nos pressupostos da Educação Matemática Realística. Como atividades econômicas são uma das mais recorrentes formas de manifestação da matemática no cotidiano, ideias e conceitos matemáticos podem ser reconhecidos como ferramentas que servem aos contextos financeiros. As tarefas foram aplicadas a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual em Londrina-PR, no segundo semestre de 2015. Por meio dessa experiência, buscou-se evidenciar possibilidades para o desenvolvimento de competências matemáticas, relacionando-as a aspectos da Educação Financeira, assim como o desenvolvimento de competências de um sujeito matematicamente letrado a partir do lidar com tarefas autênticas – aquelas com contexto de relevância prática e que favorecem ao aluno abordar e mostrar suas competências.

Biografia do Autor

Daniela Harmuch, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina, Londrina-PR

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Londrina, PR, Brasil. E-mail:

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina, Londrina-PR

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Depto. de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina, Londrina-PR e, Docente Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Londrina/Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Harmuch, D., & Mendes, M. T. (2017). TAREFAS MATEMÁTICAS DESENCADEADORAS DE OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 22(2), 321–337. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/6141

Edição

Seção

Artigos Originais