A EAD E A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU A DISTÂNCIA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

  • Rafael Henrique Santin Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Gisele Angelina Bassani Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
Palavras-chave: Educação a Distância, Novas Tecnologias, Pós-graduação stricto sensu, PROFMAT.

Resumo

A EaD se constitui, no Brasil, como uma modalidade de educação regulada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e presente, predominantemente, no ensino superior. O objeto deste artigo é entender o uso que pode ser feito da EaD no processo de formação de mestres. Assim, pretendemos abordar neste artigo a EaD na pós-graduação stricto sensu no Brasil, enfatizando a estrutura e o funcionamento de um curso de mestrado para a formação de professores da área de matemática que se utiliza da EaD, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Nossa pesquisa é de cunho documental e bibliográfico, pois além de literatura pertinente acerca da EaD e da pós-graduação, estudamos os principais documentos que regem o PROFMAT, como o seu Regimento e um Relatório de Avaliação Suplementar. Por fim, destacamos que nossa intenção primeira não é julgar a EaD, nem tampouco o PROFMAT, mas apontar caminhos para compreendermos melhor as possibilidades e limites da tecnologia para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu no Brasil.

Biografia do Autor

Rafael Henrique Santin, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
Doutor em Educação. Docente EBTT do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas, Brasil
Gisele Angelina Bassani, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação a Distância e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Graduanda em Letras Português/Inglês do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil

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Publicado
2018-07-04
Seção
Artigos de Revisão