INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Maria Janice Pereira Lopes Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Dárcio Luiz de Sousa Júnior Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Palavras-chave:

Ensino, Graduação, Iniciação Científica

Resumo

A iniciação científica é um programa desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior que permite introduzir estudantes da graduação na pesquisa científica, servindo de apoio técnico e metodológico para a sua formação. A finalidade deste programa é promover o desenvolvimento do estudante-pesquisador, o qual praticará os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, dando-lhe maturidade intelectual e desenvolvendo sua compreensão em relação à ciência concedendo-lhe possibilidades futuras, tanto acadêmicas quanto profissionais. O objetivo central deste trabalho foi o de compreender a contribuição da iniciação científica na formação acadêmica, por meio de uma pesquisa bibliográfica em teses, dissertações, artigos e trabalhos apresentados em congresso e/ou simpósio que abordaram o tema. Concluindo que a iniciação científica traz inúmeros benefícios aos jovens universitários, ao se constituir em um excelente instrumento educativo possibilitando ao estudante a participação do processo de produção do conhecimento científico de sua área de formação, melhores desempenhos nas seleções para a pós-graduação, espírito de equipe, mais facilidade de falar em público e de se adaptar às atividades didáticas, transforma-o de agente passivo para ativo, permite-lhe uma evolução que implicará em resultados positivos para a universidade e para a comunidade em que este estudante esteja inserido.

Biografia do Autor

Maria Janice Pereira Lopes, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Farmacêutica, Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Departamento de Biofisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Dárcio Luiz de Sousa Júnior, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Biomédico, Especialista em Microbiologia Clínica, Departamento de Biofisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Lopes, M. J. P., & Sousa Júnior, D. L. de. (2018). INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 23(1), 133–148. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/6309

Edição

Seção

Artigos de Revisão