IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE DIFERENTES TIPOS DE INTELIGÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Fabiana Galvão da Motta Lima Universidade Estadual de Maringá
  • Luiz Henrique Domingues Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Paula Vidotti Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Operação Rondon Regional 2017, Teoria das Inteligências Múltiplas

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem envolve múltiplos fatores que influenciam na construção do conhecimento pelo indivíduo. A utilização de métodos de ensino tradicionais não enaltece todo o potencial de um aluno, pois valoriza aptidões a apenas algumas competências cognitivas. A teoria das múltiplas inteligências, proposta por Howard Gardner, oferece ferramentas que valorizam diferentes aptidões e o saber multidisciplinar. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento de professores da cidade de Cambará (PR) sobre a teoria e suas aplicabilidades em sala de aula, durante a Operação Rondon Regional 2017 - Norte Pioneiro. A teoria foi apresentada por meio da palestra “Compreendendo o aprendizado: os diferentes tipos de inteligência”, inserida na programação da semana pedagógica da cidade, e a avaliação foi feita de forma qualitativa, por observação. Pode-se perceber que a maioria do público-alvo não conhecia a teoria das múltiplas inteligências e apresentavam dificuldades na inserção de atividades pedagógicas não costumeiras ao currículo tradicional. Pode-se então afirmar que há a necessidade de capacitação profissional e reformulação curricular visando à formação na construção de conhecimento pelo indivíduo e não apenas a transmissão de informação.

Biografia do Autor

Fabiana Galvão da Motta Lima, Universidade Estadual de Maringá
Biomédica. Mestranda no programa de pós-graduação em Ciências Fisiológicas, Departamento de Ciências Fisiológicas, Universidade Estadual de Maringá.
Luiz Henrique Domingues, Universidade Estadual de Maringá
Discente do curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil
Ana Paula Vidotti, Universidade Estadual de Maringá
Biológa. Docente do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM) Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil.

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Publicado
2018-07-04
Seção
Artigos Originais