IMPACTO DA GREVE DOS PROFESSORES PARA A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA UFAM

Autores

  • Karoane Leitao da Fonseca Universidade Federal do Amazonas
  • Ruberlene Fonseca de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Geraldo Vieira da Costa Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Curso de Administração, Educação superior, Evasão escolar, Greve docente.

Resumo

A greve é um direito regido por lei, sendo um instrumento usado pelas organizações sindicais visando melhorias no ambiente de trabalho docente. Nesse sentido o artigo busca identificar o impacto da greve dos professores na evasão dos alunos de Administração na UFAM, segundo a percepção do corpo discente desse curso, utilizando o método quantitativo, questionários com escala Likert e o programa Excel, para geração de tabelas e gráficos. Foram respeitados os requisitos éticos na aplicação dos questionários e na condução da pesquisa. Dentre os resultados alcançados destaca-se que os alunos do curso de Administração sentem-se prejudicados devido à greve dos professores porque esta, segundo eles, afeta o calendário acadêmico, mas que dificilmente trocariam a atual instituição por outra congênere, apesar da greve.

Biografia do Autor

Karoane Leitao da Fonseca, Universidade Federal do Amazonas

Discente na Faculdade de Estudos Sociais no curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Brasil.

Ruberlene Fonseca de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Discente na Faculdade de Estudos Sociais no curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Brasil.

Geraldo Vieira da Costa, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente associado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Brasil

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Fonseca, K. L. da, Souza, R. F. de, & Costa, G. V. da. (2018). IMPACTO DA GREVE DOS PROFESSORES PARA A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA UFAM. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 23(1), 99–111. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/6511

Edição

Seção

Artigos Originais