IMPACTO DA GREVE DOS PROFESSORES PARA A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA UFAM
Palavras-chave:
Curso de Administração, Educação superior, Evasão escolar, Greve docente.Resumo
A greve é um direito regido por lei, sendo um instrumento usado pelas organizações sindicais visando melhorias no ambiente de trabalho docente. Nesse sentido o artigo busca identificar o impacto da greve dos professores na evasão dos alunos de Administração na UFAM, segundo a percepção do corpo discente desse curso, utilizando o método quantitativo, questionários com escala Likert e o programa Excel, para geração de tabelas e gráficos. Foram respeitados os requisitos éticos na aplicação dos questionários e na condução da pesquisa. Dentre os resultados alcançados destaca-se que os alunos do curso de Administração sentem-se prejudicados devido à greve dos professores porque esta, segundo eles, afeta o calendário acadêmico, mas que dificilmente trocariam a atual instituição por outra congênere, apesar da greve.Referências
ANDIFES, ABRUEM, SESU/MEC. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 1, n. 2, 1996. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/diplomacao-retencao-e-evasao-noscursos-de-graduacao-em-instituicoes-de-ensino-superior-publicas/> Acesso em: 20 dez. 2016.
BARBETTA, P. Estatística aplicada às Ciências Sociais. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1994.
BRASIL. Lei nº 7.783, de 28 de Junho de 1989. Dispõe sobre o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7783.htm>. Acesso em: 22 jan. 2017.
BRASIL. Constituição (1988). Lei nº 7783/89. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado, 1988.
BRITO, R.M. 100 anos de UFAM. Manaus: Ed. da UFA, 2009. p. 391.
BUENO, J.L. O. A evasão de aluno. Jornal da USP, São Paulo, n. 240, p. 2, 08 a 14 fev. 1999.
COSTA, A.L. da. Evasão dos cursos de graduação da UFRGS em 1985, 1986 e 1987. Porto Alegre: UFRGS, 1991.
COSTA, A.L. Disponível em: <http://www.adua.org.br/pagina.php?cod=1>C:UsersMILANIAppDataLocalMicrosoftWindowsINetCacheIEAG1XDP8V Acesso em: 20 dez. 2016.
COSTA, A.L. Disponível em: <http://www.adusp.org.br/index.php/254-movimento-docente/universidades-federais/greve/1416-nota-do-andes-por-que-osas-professoresas-das-instituicoes-federais-estao-em-greve>. Acesso em: 20 dez. 2016.
CLILSON JÚNIOR. Professores e as consequências da greve. Disponível em: <https://www.clickpb.com.br/colunistas/clilsoncol/professor-e-as-consequencias-da-greve-197824.html>. Acesso em: 20 dez. 2016.
LOBO, M.B.C.M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Instituto Lobo/Lobo & Associados Consultoria. 2011. Disponível em: <https://www.abmes.org.br/abmes/public/arquivos/documentos/Final_Apostila_Palestra_ABMES_Evas%C3%A3o_Modo_de_Compatibilidade.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2017.
LUCIAN, R. Repensando o uso da escala Likert: tradição ou escolha técnica? Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, 2006. v. 9, n. 1, p. 12-28, jan.-abr. 2016. Disponível em: <http://www.revistapmkt.com.br/Portals/9/Revistas/v9n1/2_Repensando%20o%20Uso%20da%20Escala%20Likert%20Tradi%C3%A7%C3%A3o%20ou%20Escolha%20T%C3%A9cnica%20-%20PORTUGU%C3%8AS.pdf.>. Acesso em: 08 abr. 2018.
MORAES, A. Anos que ocorreram a greve. Adua, Manaus. 25 set. 2017. Entrevista concedida a Karoane Leitão e Ruberlene de Souza.
POLYDORO, S.A.J. O trancamento de matriculas na trajetória acadêmica do universitário: Concepções de saída e de retorno à instituição. 2000. 175f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
PROEG. Manaus 12 fev. 2017. Disponível em: <http://proeg.ufam.edu.br/cursos-oferecidos/campus-manaus>. Acesso em: 22 jan. 2017.
RIOS, D.R. Grande dicionário unificado da língua portuguesa. São Paulo: DCL, 2010.
ROCHA, R.I. O direito de greve na legislação brasileira. Âmbito Jurídico, Rio Grande, v. 16, n. 111, abr. 2013. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12748>. Acesso em: 02 jan. 2017.
ROSA, C.M. Limites da democratização da educação superior: entraves na permanência e a evasão na Universidade Federal de Goiás. Poíesis Pedagógica, Catalão (GO), v. 12, n. 1, p. 240-257, jan./jun. 2014. Disponível em: <https://revistas.ufg.emnuvens.com.br/poiesis/article/download/31219/16813>. Acesso em: 01 fev. 2017.
UFAM - Faculdade de estudos sociais. Manaus. Disponível em: <http://www.fes.ufam.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=109&Itemid=93&lang=pt>. Acesso em: 22 jan. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.