O MÉTODO DE CASOS COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Alessandra de Souza Santos Centro Universitário UNA
  • Frederico de Carvalho Figueiredo Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.17765/1516-2664.2019v24n1p175-195

Palavras-chave:

Método do caso, Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Escola de governo

Resumo

O método de casos tem sido empregado com sucesso na literatura gerencial como ferramenta de aprendizagem organizacional para se criar, adquirir, desenvolver, transferir e reter conhecimentos, documentando de forma cooperativa o conhecimento e a experiência adquiridos. Essa metodologia tem sido utilizada também no setor público, pois retrata o conhecimento tácito e sistematiza e registra experiências relevantes, incorporando-as à memória organizacional e permitindo que a organização analise desafios e oportunidades ao abordar lições aprendidas e documentar melhores práticas que podem contribuir para a tomada de decisões em situações complexas. Em razão da potencial aplicação do método de casos como ferramenta de gestão do conhecimento, pela conversão do conhecimento tácito em explícito, o presente artigo consiste em revisão sistemática de literatura que tem por objetivo verificar se o método de casos tem sido documentado na literatura como ferramenta de gestão de conhecimento. Os achados foram escassos e sugere-se a realização de futuras pesquisas nesse sentido.

Biografia do Autor

Alessandra de Souza Santos, Centro Universitário UNA

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA-BH)

Frederico de Carvalho Figueiredo, Centro Universitário UNA

Professor e pesquisador do PPG em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA-BH)

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Publicado

2019-08-21

Como Citar

Santos, A. de S., & Figueiredo, F. de C. (2019). O MÉTODO DE CASOS COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 24(1), 175–195. https://doi.org/10.17765/1516-2664.2019v24n1p175-195

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento