A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE ESTAGIÁRIO SOBRE AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n1p86-103Palavras-chave:
Identidade Profissional, Estágio Curricular Supervisionado, EscolaResumo
O presente estudo objetivou analisar como o estágio curricular supervisionado auxilia na constituição da identidade profissional de estudantes de cursos de licenciatura em educação física, e se um modelo de estágio curricular supervisionado com base na ação interventiva e reflexiva no cotidiano da prática escolar influencia efetivamente na constituição da identidade profissional dos estudantes estagiários. Sustentado, em um modelo de pesquisa descritiva, com viés qualitativo, tendo como método de coleta de dados o grupo focal, a pesquisa foi constituída por sete participantes. Como categorias temáticas elegidas foram: a) inserção no campo de trabalho; b) identificação como professor; c) potencialidades e fragilidades da prática; e, d) experiência do estágio. A partir das análises de categorias das temáticas, evidenciou-se que as relações entre o estágio e a construção da identidade profissional encontram-se associadas, e que as experiências prévias promovidas pelo curso consolidam as potencialidades da atuação do futuro profissional. Observou-se que, a estrutura e organicidade do estágio ainda se encontram como os pontos frágeis para a inserção do sujeito nos espaços interventivos, mas apresenta como potencialidades a relação de apropriação e desenvolvimento da formação profissional para a sua formação.Referências
ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M. Supervisão: um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedago, 2008.
BATISTA, P. O papel do estágio profissional na (re)construção da identidade profissional no contexto da Educação Física: cartografia de um projeto de investigação. In: BATISTA, P.; GRAÇA, A.; QUEIRÓS, P. (org.). O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física. Porto: FADEUP, 2014. p. 9-41.
BISCONSINI, C. R.; FLORES, P. P.; OLIVEIRA, A. A. B. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education, Maringá, v. 27, p. 1-13, 2016.
BLIN, J. F. Représentations, pratiques et identités professionnelles. Paris: L’Harmattan, 1997.
CUNHA, A. E. Afeto e aprendizagem, relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 2005.
FLORES, P. P. et al. Formação inicial de professores de educação física: em destaque o estágio curricular supervisionado. Biomotriz, Cruz Alta, v.12, n.2, p.224-242, 2018.
FLORES, P. P. et al. Formação inicial de professores de educação física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 61-68, 2019.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. Construção da identidade profissional em educação física: da formação a intervenção. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2012.
OLIVEIRA, A. A. B. et al. O estágio curricular supervisionado na formação permanente do professor de Educação Física. In: PONTES JÚNIOR, J. A. F. (org.). Conhecimentos do professor de Educação Física escolar. Fortaleza: Eduece, 2017. p. 64-94.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2009.
RODRIGUES, R. M.; FIGUEIREDO, Z. C. Construção identitária da professora de Educação Física em uma instituição de educação infantil. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 04, p. 65-81, 2011.
SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018.
SILVA, M. L. S. F. Estágio Curricular: desafios da relação teoria e prática. In: SILVA, M. L. S. F. (org.). Estágio curricular: contribuições para o redimensionamento de sua prática. Natal: EDUFRN, 2005. p. 11-19.
SILVA, T.; BATISTA, P.; GRAÇA, A. A função de supervisão como fator de aprendizagem profissional contínua do professor cooperante de Educação Física. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n.3, p. 10-44, 2016.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de matemática no âmbito da orientação de estágio. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 52, p. 658-680, 2015.
VIÑAO-FRAGO, A. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas. Mangualde: Edições Pedago, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.