DESAFIOS DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NEUROMOTORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE CURAÇÁ-BA
DOI:
https://doi.org/10.17765/1516-2664.2021v26n1p69-76Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação inclusiva, Práticas educativasResumo
Com o objetivo de compreender e analisar o processo de aprendizagem de um aluno com deficiência, no 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal da rede pública na cidade de Curaçá-BA, este estudo propõe uma análise sobre a Educação Inclusiva nas escolas regulares. Optou-se por uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, com aspectos técnicos e metodológicos que direcionam para a compreensão dos dados pesquisados a partir de um estudo de caso. Durante o processo da pesquisa, foram realizadas visitas ao espaço escolar e a observação participante em acompanhamento das aulas. Recorreu-se à literatura em busca de compreender conceitos de diferentes autores da área, além de relacionar teoria e prática na busca pela compreensão dos fenômenos, através dos dados identificados. Os resultados estão apresentados de forma clara, objetivando oportunizar uma análise crítica acerca da prática inclusiva nas escolas regulares da rede de ensino municipal. As considerações finais deste estudo não apresentam conclusões, mas indícios da situação de formação no trabalho dos profissionais da educação que contribuem para a aprendizagem dos estudantes com deficiência.Referências
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