JOHN DEWEY CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS: UM NOVO MODO DE PENSAR A ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n1p194-208Palavras-chave:
John Dewey, Escola, EnsinoResumo
A presente pesquisa se constitui como um breve estudo bibliográfico, que objetivou discutir as contribuições de John Dewey como teórico que pensava e escrevia sobre e para a educação, considerando suas principais propostas para uma nova concepção de escola. Por meio da análise de algumas de suas obras como Democracia e educação (1959); Vida e educação (1975); e Experiência e educação (2010), abordam-se conceitos fundantes no pensamento do autor para a construção de uma nova proposta educativa, essa análise é feita a partir de sua crítica à escola e ao ensino tradicional. As discussões abordadas refletem a intencionalidade do autor em inovar a escola e a educação por meio da centralidade do aluno no processo de ensino e aprendizagem, da atuação mediadora do professor a partir do conceito de experiência.Referências
ARANHA, M. L. A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1996.
BRANCO, M. L. O sentido da educação democrática: revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 599-610, maio/ago. 2010.
DEWEY, J. Democracia e educação: introdução a filosofia da educação. São
Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DEWEY, J. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1975.
DEWEY, J. Experiência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
DURANT, W. História da filosofia: vida e ideias dos grandes filósofos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
FERNANDES, J. P. M.; ARAÚJO, A. F.; DUJO, A. G. Democracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John Dewey. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.